Algarve em pegadas pequenas

Percurso dos 7 Vales Suspensos

Mais um dia de sol, e mais um dia fora de casa! Escolhemos o Percurso dos 7 Vales Suspensos. O nome por si só deixou-nos intrigados… vales suspensos como?

O objectivo é sempre o mesmo: ver um local maravilhoso, gastar nada ou quase nada, fazer umas fotos giras, e registar como se pode viajar bem perto e com a mesma intensidade.

Este percurso trata-se de um caminho junto á orla costeira do concelho de Lagoa-Algarve, que foi requalificado para que turistas e locais possam aproveitar uma das paisagens mais bonitas do Algarve. Este caminho tem 5,7 km e vai da praia da Marinha, até á praia de Centeanes.

Deixámos o carro estacionado na praia da Marinha. Ainda não é verão, e há muitos lugares livres.

À direita está um parque de merendas, e é aí, que começa o caminho.

percurso dos 7 vales suspensosO percurso é uma linha quase continua em cima das arribas, e em alguns locais é atravessada por cursos de água que desembocam acima do nível das água do mar, dando lugar a estes vales suspensos.

percurso dos 7 vales suspensosAs arribas desta orla costeira, esculpidas pela água ao longo de milhões de anos, são o elemento dominante na paisagem. Estes vales suspensos são um importante habitat de flora e fauna, com espécies protegidas, que não se encontram em mais nenhum lugar no Algarve.

Já tínhamos lido sobre este percurso, e em nenhum lugar encontrámos informação se seria aconselhável a crianças pequenas. Íamos preparados para fazer o almoço ao ar livre e desistir se fosse o caso das arribas serem perigosas.

percurso dos 7 vales suspensosPensámos também em levar um “suporte de segurança” que ás vezes usamos em lugares com muitas pessoas. O nosso mini-turista gosta de correr… correr sem nunca parar… E o nosso maior pesadelo, é perdê-lo na rua.

Não foi necessário. De todo. É um lugar muito tranquilo e com bastante espaço para corridas!

Child Wrist Leash

A nossa opinião é que não é perigoso. As crianças pequenas não conseguem andar kms, nem subir montes, nem andar em ritmo de caminhada como um adulto. Logo, cada criança adapta ao seu ritmo, e nós fazemos o mesmo. O mini caminhante cá de casa anda a passo de caracol, e a maior parte do tempo procura formigas, come areia (em que idade isto passa?!), quer estar pendurado em árvores, procurar gaivotas e ir andando como se não houvesse tempo.

percurso dos 7 vales suspensosOs caminhos são largos, a arriba está protegida com vedação e mesmo esta vedação está relativamente longe da escarpa. Com um olho em cima deles, não se passa nada de grave e há imensas crianças por lá.

percurso dos 7 vales suspensos

PERCURSO 7 VALES SUSPENSOS

Localização: Concelho de Lagoa | Praia da Marinha – Praia de Vale Centeanes
Altitude Máxima:  45,50 m (Praia de Vale Centeanes)
Altitude Mínima:  7,50 m (Praia de Benagil)
Época Aconselhada: Primavera e Outono
Acessos às principais entradas do percurso:
Praia de Vale Centeanes – Acesso viário a partir da zona baixa do Carvoeiro (Lagoa), seguindo para leste durante cerca de 2 Km.
Praia da Marinha – Acesso viário a partir da EN125, virando para sul junto à Escola Internacional do Algarve e seguindo as indicações para a praia.

Custo da actividade: Zero

Logo ali ao lado, a 10 minutos de carro, está a Ponta da Senhora da Rocha.

percurso dos 7 vales suspensosNo alto desta rocha que entra pelo mar, está uma capela muito antiga (pensa-se que até antes dos Romanos), e as partes recuperadas após o terramoto de 1755 ainda estão ali em lugar privilegiado a olhar para o horizonte.percurso dos 7 vales suspensosÉ um óptimo local para parar, comer um gelado antes de regressar a casa.

Já apetece um mergulho nesta água tão azul!

Bons Passeios!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *