Gravidez e Bebés No avião

Afinal posso levar a sopa do bebé no avião, ou não?

sopa no avião

Com a chegada do Verão, chegam também as férias e muitos pais optam por viajar de avião para qualquer lado. Quando há crianças pequenas, há uma preocupação com a comida que se pode levar para dentro do avião, devido á restrição de líquidos desde 2006.

A regra dos líquidos é a seguinte: são considerados líquidos proibidos todos os produtos ou alimentos de consistência liquida, em gel (pasta de dentes, fixador do cabelo, etc), iogurtes, compotas e sprays.
Estes líquidos podem ir dentro de um saco transparente (1 por pessoa) de abertura fácil, em embalagens não superiores a 100ml (mesmo que só tenha lá dentro um resto de 2ml) e num total de 1 litro entre todas as embalagens.
As exceções são os medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais, como é o caso da comida para bebé, papas, boiões de fruta, iogurtes e biberões de leite ou de água. Estes poderão estar fora do saco ou em quantidade superior a 100ml.
Ou seja, podemos levar a comida do bebé/criança, e por exemplo um frasco de Benuron, sem problema nenhum.


Dependendo do sistema de segurança de cada aeroporto, esta comida poderá passar numa máquina de Raio-X diferente ou os pais podem ser solicitados a fazer prova gustatória ou epidérmica.
Na maioria dos casos, o processo demora pouco e devemos estar preparados para este pedido. Trata-se da segurança do voo e de todos os passageiros.
Embora não haja limite no número de sopas e iogurtes. Entende-se que seja o suficiente para a criança durante o seu voo.
Viajar com o mínimo de bagagem é um conselho que damos frequentemente. E neste assunto inclusive, porque quanto mais coisas, mais tempo para passar o Raio-X…. com crianças impacientes ao colo… é de fugir dali o mais rápido possível!
No caso de transportar muitos medicamentos líquidos fora do saco transparente, deve ter também uma prescrição médica em inglês ou francês. Para o caso de ser fiscalizado, e não correr o risco de ver tudo confiscado.
Podem ler toda a legislação ao pormenor aqui.

Bons passeios!

Vai gostar de ler:

Como evitar birras no avião

Guia de sobrevivência para pais no avião