Contos de Viagem

Porque é que os bebés não usam fraldas na China?

Muito antes de visitar a China, tinha visto em Portugal uma reportagem horrível sobre os orfanatos neste país. A imagem 15 anos depois ainda não me tinha deixado em paz e acho que por isso não me apetecia muito conhecer a China…
Nessa reportagem as crianças não usavam fraldas. Numa China rural e fechada para o mundo, em que os dejetos humanos serviam (servem?!) de fertilizante dos campos, porquê incomodar-se em colocar fraldas??
As crianças usavam calças abertas nos fundilhos (kaidangku) e quando era hora, alguém levava ao bacio ou WC, e assim não tinham que se preocupar em mudar fraldas e limpar o bebé. Especialmente em tempos em que havia falta de recursos.
Se as necessidades fossem feitas no chão, as mães rapidamente limpavam e era igualmente rápido e com a mesma economia de material gasto.
Depois, havia a ideia de que o algodão  da roupa era melhor do que papel, para a pele do bebé.
Só com a abertura da China nos anos 90 apareceram as primeiras marcas a vender fraldas!

Muralha da China

E hoje em dia?

O dia de conhecer a China chegou e com ele o espanto de ver as crianças com parte do rabo de fora! Estavam -5 graus. Dá dó…a nós, porque por lá é rotina.
Os chineses já têm poder de compra para fraldas, toalhitas, cremes barreira, etc. Mas ainda se pode comprar em todo o país a roupa com a famosa abertura. E não há nenhum stress com o desfralde. Não há o “Parabéns amor, fizeste 1 cocó no bacio!!”. Não há livros a mostrar que “Os piratas também fazem cocó”. É um ato natural.
As mães sabem quando alimentam o bebé, sabem quanto tempo demora até ele precisar de ir ao WC, e nessa altura levam-no e ele faz! Se houver um erro de calculo, não fazem nenhum espanto, limpam e seguem com o dia naturalmente.

Numa qualquer rua em Pequim

As fraldas não são amigas do Ambiente. Na China há 1.36 biliões de pessoas, pode-se imaginar o problema sanitário que teriam, especialmente porque eles ainda têm o hábito de jogar o lixo para a beira da estrada.
Assim, apenas nas áreas mais desenvolvidas é que as fraldas são mais usadas. E também só nessas zonas as pessoas estão preocupadas com os riscos para a saúde devido á falta de higiene. É muito comum em restaurantes ou lojas, haver bebés nus em cima de mesas onde alguém está a comer ou a mexer em dinheiro.
As crianças chinesas aprendem a usar o WC muito mais cedo que as crianças Ocidentais, isso é verdade. E por isso o uso de calças abertas provavelmente está para ficar  ou virar moda!

Praça Tiananmen – Pequim 2011

Bons Passeios!