Contos de Viagem No avião

A Monarch e a Ryanair estão a tentar tramar as minhas férias!

Há vários dias que andavamos às voltas com as notícias da Ryanair que dão conta que a companhia aérea está a cancelar centenas de voos afectando 400 mil passageiros devido a ajustes nas escalas de serviço e férias dos pilotos (ou dezenas de pilotos mudaram-se para a Norwegian, nunca saberemos a verdade…). Temos as nossas férias marcadas. Vamos apanhar um voo a Manchester, ida na Monarch e o regresso na Ryanair.

Agora o insólito aconteceu!!! a Monarch fechou! FE-CHOU!

Além de estarmos à espera que a Ryanair nos deixe pendurados, agora vem a Monarch e fecha? really??

Uma companhia com 47 anos de história cessou toda a sua operação comercial (voos, agência de viagens, etc) hoje dia 02 de Outubro. Agora 110 mil passageiros estão ansiosos pelo seu voo de regresso, cuja companhia aérea vai ser outra. Estes voos estão a ser assegurados pela British Airways, Qatar Airways,  HiFly, Titan Airways, Wamus Air, e outras tantas companhias aéreas que tenham frota disponível para operar estes voos cancelados da Monarch.

monarch voos alternativos
Qatar Airways Faro

São quase 3000 funcionários da Monarch que vão perder o emprego, maioritariamente no Reino Unido. É lamentável.

Perante este cenário de ter um voo cancelado e outro a balançar, o que devemos fazer?

Para já nada.

Basta um olhar rápido nos preços dos voos para perceber que, as outras companhias aéreas a vender bilhetes para os mesmos locais e nos horários próximos dos voos cancelados, ajustaram os preços e vão agora aproveitar-se da situação para ganhar uns “trocos extra” que em muitos casos ronda 50% de aumento da tarifa que ainda ontem tinham em vigor. Isto acontece devido ao aumento da procura, como já explicámos aqui.

Hoje todos os passageiros que viram os seus voos cancelados , estiveram agarrados aos motores de busca de voos como o Momondo, Skyscanner, E-dreams, à procura de solução para ao seu problema. Nós também fomos ver. Ninguém quer perder as férias! Mas realmente é necessário deixar a poeira assentar e aguardar os próximos desenvolvimentos. As rotas e horários da Monarch são muito valiosos, e outras companhias aéreas irão entrar na corrida para conseguir estes voos.

O melhor que nos poderia acontecer era o nosso voo em Novembro ser assegurado por outra companhia aérea, automaticamente. Mas pode não acontecer e termos de pedir o reembolso do voo cancelado e comprar outro mais caro.

É mau. Especialmente quando existe um orçamento a cumprir.

A nossa postura é a de não entrar em pânico. Não resolve nada e ainda nos tira o discernimento.
Problemas sérios são doenças, e isto é só aborrecido. Estas coisas não acontecem só aos outros, voos cancelados, bagagem perdida, passaportes esquecidos ou carros avariados, tudo pode acontecer. É aqui que se testa a nossa capacidade de resiliência.

E os bons viajantes são seres humanos muito resilientes.

Agora vamos ali pedir o reembolso dos voos e já voltamos!

Bons passeios!

Vai gostar de ler:

Como fazer o Registo do Viajante – 5 minutos

10 erros que nos fazem comprar bilhetes mais caros