Dicas e Organização

2018 não estamos prontos!

feriados 2018

No ano passado, antes de acabar 2016 escrevemos este post

férias 2018
Planeamento e Listas de viagens

Estava tudo mais ou menos organizado, havia uma ideia geral do ano, e do que planeámos só não conseguimos ir mostrar a neve ao mini turista. E agora por motivos profissionais, estamos à espera de datas. Já há 3 viagens marcadas para os próximos meses, mas o resto do ano está em espera. 

Dizem que Janeiro é o mês onde se conseguem voos mais baratos. Os estudos vêm dos EUA, e valem o que valem, pois são conforme os hábitos dos Americanos que em pouco se assemelham ao resto do Mundo. MAS, uma coisa é certa, Janeiro é o mês dos saldos! E já se sabe que quem precisa ser organizado nas finanças, não pode ignorar os saldos. Estamos a falar claro dos saldos dos voos, de alojamento, de malas de viagem, de fatos e botas de neve, protetores solares, etc, etc. 

E assim, começamos a ficar com formigueiro nos pés… Não temos as datas!

Então vamos começar pelo princípio:

feriados 2018

O ano de 2017 tinha imensos feriados, mas 2018 não lhe fica muito atrás, e dá para rentabilizar imenso e fazer várias férias/passeios ao longo do ano. Para quem gosta de viajar isto é uma janela de oportunidade, mas requer antecipação, pois toda a gente tem a mesma ideia e as companhias aéreas/hotéis, sabem-no bem.

2018 tem 13 feriados, em que 4 são no fim de semana, e isso não ajuda nada. Temos então 8 feriados, porque o 01 Janeiro já passou:

30 de Março – Sexta-feira santa/ 25 de Abril – Quarta-feira – Dia da Liberdade/ 01 de Maio – Terça-feira – Dia do Trabalhador/ 31 de Maio – Quinta-feira – Corpo de Deus/ 15 de Agosto – Quarta-feira – Assunção de Nossa Senhora/ 05 de Outubro – Sexta-feira – Implantação da República/ 01 de Novembro – Quinta-feira – Dia de todos os Santos/ 25 de Dezembro – Terça-feira – Natal

Marcando férias nas semanas que têm feriados, ganhamos dias, pois gastamos menos dias úteis. Que no final do ano significa mais uma semana de férias.

Organize-se bem para os feriados

O primeiro passo para viajar mais, é conseguir-se organizar. No tempo e economicamente. Se temos o dinheiro e não temos o tempo, não adianta muito, e vice-versa.

Os feriados da Páscoa e Natal, coincidem com as férias escolares e os preços sobem – Não esquecer. Os melhores, são os feriados à terça ou à quinta-feira. Colocamos 1 dia de férias e temos 4 para passear. 

Os feriados são essenciais entre férias maiores, porque ajuda a livrar do stress do trabalho e das rotinas, tira-nos da nossa zona de conforto e enriquece a nível emocional melhorando o humor e libertando endorfinas. É isto que queremos! Queremos melhorar a nossa atitude perante a vida.

feriados 2018
5 Bons Motivos para viajar em Família

É necessário deixar a preguiça de parte, e não protelar tarefas para estes feriados. Com tantos fins-de-semana, não vamos usar exatamente este para arrumar a garagem. E assim, ficamos com a consciência tranquila.

Se em Janeiro já temos uma ideia dos feriados e férias, partimos para a parte dos orçamentos. Pesquisar, juntar, comprar. Há que ter fundo de maneio, para quando se encontra uma promoção. As promoções duram pouco tempo e normalmente são um número reduzido de lugares nos voos ou quartos de hotel. E também, para quando chega a data do passeio, haver já uma quantia razoável e não perturbar muito as finanças desse mês.

Antecedência de planos

Não só antecedência a comprar bilhetes de avião, mas também a marcar alojamento. É possível marcar alojamento com 6 meses de antecedência, 40% mais barato, com cancelamento grátis (Booking). Assim, garantimos um alojamento barato e, sem dramas cancelamos se encontrarmos outro mais vantajoso.

feriados 2018
10 Erros que nos fazem comprar bilhetes mais caros

A antecedência conta também para bilhetes de comboio, bilhetes para espetáculos, concertos, museus, excursões e outros bilhetes, que podem esgotar em cima da hora.

Fins-de-semana compridos

O custo fixo da deslocação tem de ser bem pensado, em termos de tempo e de dinheiro.  Se só temos 4 dias, não compensa ir para longe, pois o preço da deslocação e tempo a despender, é curto. Se é do género de ir almoçar a Paris, sem se importar com a despesa-aproveitamento, pois bem, que bom, siga! 

feriados 2018
Parque de Campismo do Serrão

Para 3 ou 4 dias é preferível, voos diretos e curtos, passeios a cidades vizinhas, deslocações de carro ou caravana, para que possam ir tranquilos e aproveitar a totalidade dos dias. Só mudar de paisagem , já conta como férias. 

São tantas as formas de viajar. Não devemos ficar presos à ideia que de avião é que se passeia. Com um país tão bonito e tão diversificado, como o nosso, é quase impossível não aproveitar os feriados nacionais de 2018, ou de qualquer ano.

Bons Passeios!