Porquê viajar com as crianças?

Férias em família são uma necessidade e não um luxo

Férias em família não são um luxo. Férias luxuosas é que são um luxo! Férias em família são uma necessidade para uma vida equilibrada e saudável, tão importante como comer bem ou fazer exercício.

Há pessoas que quando estão muito stressadas, tiram um dia de folga extra, vão buscar as crianças mais cedo à escola. No dia seguinte estão de volta ao trabalho. Desculpem, mas isto não conta como férias. É um intervalo, uma experiência, uma mudança de ritmo na semana, mas não são férias realmente. Há quem diga que férias devem ser de 2 semanas a 1 mês. Nós não concordamos, pois assim seriam menos distribuídas ao longo do ano, e acumulávamos mais cansaço. E ainda, quanto mais longas, mais investimento num período curto. Mas 3-5 dias conta como férias.

Quando estávamos a estudar na universidade, stressados a cumprir as datas limite dos trabalhos, ocupados em tornarmo-nos mais independentes, equilibrando o caos dos estudos com uma vida social, férias em família era provavelmente a última coisa que nos passava pela cabeça.

Para a maioria de nós, que não tivemos a sorte de tirar uma ano sabático na Asia, viajar parecia um luxo inatingível. Contudo hoje em dia, crescidas e organizadas, há pessoas que conseguem separar algum dinheiro para passear com os filhos, conseguem os dias, e conseguem não ficar “depenados” o resto do ano. Se eles conseguem, os Duarte também conseguem, vocês também conseguem!!! Acreditem!

A começar pela ideia: viajar em família não precisa ser um luxo. Embora aquele casaco pareça valer mais do que uma viagem a Milão, é mais importante escolher passear, e com os filhos.

Se ainda precisam de um empurrão para o começar a fazer, aqui vão alguns motivos porque viajar em família deve estar no topo das vossas prioridades:

Viajar é mais barato do que pensam. Os filhos não acrescentam tanta despesa nas férias, para que isso sirva de desculpa tão frequente. Há imensos blogs e websites somente dedicados à arte de viajar com pouco dinheiro e eles podem ajudar, gratuitamente, a acharem o melhor destino de férias ou o preço mais baixo.

viajar em familia
Para viajar não é preciso ser rico!

Viajar aumenta a saúde. A nossa e a das crianças. Os níveis de stress reduzem drasticamente em 2 ou 3 dias de viagem. E não é novidade nenhuma que os infantários são focos de contágio das mais variadas doenças, fazer uns intervalos, só vai ajudar. Estar com os pais aumenta os níveis de felicidade. O riso ativa as hormonas que atuam nas células, é comunicativo, espalha alegria e faz bem à saúde do corpo e do espírito. Por consequência, rir estimula o sistema imunológico, desce a pressão arterial e ativa as energias de auto-cura; fomenta o otimismo, a coragem, a serenidade e facilita a comunicação.

Viajar é conhecimento. Visitar património histórico, museus e tirar fotografias com monumentos conhecidos, aumenta o conhecimento acerca do mundo, muito mais do que outras formas de educação. Sabemos bem, como são “esponjas” as nossas crianças, e a facilidade com que memorizam nomes de lugares, comidas ou pessoas. Tirem vantagem disso.

Viajar liga as pessoas. Seja um ano ou 3 dias fora num país estrangeiro, podemos arranjar um guia de bolso (ou uma app como esta por exemplo: Tik talk Soft) e dizer algumas frases a pessoas que se vão cruzando connosco. Ser capaz de comunicar com pessoas de diferentes culturas ajuda-nos a construir uma sensação de confiança, é definitivamente uma habilidade muito útil para a vida! As crianças são as primeiras a sentir necessidade de se expressar na língua local, e aprendem o Por favor e Obrigado em menos de 2 minutos.

Antecipação da aventura. Há tanto para fazer em casa enquanto não chega o dia do passeio. Preenche os dias aborrecidos da espera. Viajar é a melhor forma de experienciar mais da vida. Um passeio pedestre numa montanha perto de casa, ver elefantes em estado selvagem ou dormir numa tenda no deserto, sermos aventureiros é construir uma vida cheia de memórias. Os miúdos não se lembram? Lembram sim ou lembramos nós para sempre!

férias em família
Porquê viajar com as crianças?! Não se vão lembrar de nada!

Comer. Não há muita coisa a dizer, pois não? Comida é sempre um excelente motivo para viajar. “Quem não é bom para comer, não é bom para trabalhar viajar!

férias em família
Sri Lanka

Bons passeios!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *