Posts sobre viajar

Viajar com dois filhos é igual a viajar com apenas um?!

viajar com filhos

Primeiro não tínhamos filhos, tínhamos algum receio das alterações que teríamos de fazer nas viagens. Depois, rapidamente percebemos que é tudo uma questão de preparação e que é mais fácil do que inicialmente parecia. Agora com 3 anos, o mini-viajante já paga bilhete de avião quase completo, e as alterações são também financeiras. “Onde cabem duas pessoas, cabem três”, não é verdade?

Na realidade, aqueles receios, eram um paradigma da nossa cabeça. As vantagens de proporcionar ao pequeno a experiência de conhecer lugares diferentes, eram muito superiores, do que alguma vez poderíamos imaginar. E é uma oportunidade incrível para nós como pais.

É claro que viajar com filhos exige uma certa rotina e não oferece 100% de liberdade. Mas podemos fazer muito mais coisas com os filhos do que imaginamos.

viajar com filhos
Viajar com crianças pequenas: preparação e atitude certa

Mas, e cabem quatro pessoas nesta aventura?

Começamos a imaginar as situações:

  • Há hotéis que não colocam 2 camas extra e obrigam-nos a reservar dois quartos, e muitos não têm daqueles quartos com uma porta aberta entre eles. Separa-se a família.
  • Crianças com idades diferentes, têm horários diferentes e gostos diferentes.
  • Mais um bilhete de avião a adicionar ao orçamento.
  • Mais bilhetes de tudo: museus, barcos, espetáculos, parques, etc.
  • Mais, mais, mais, …

A olhar para estas dúvidas acabamos por concluir que, são na maior parte, ajustes financeiros. E que o objetivo é ir, sempre. Então a solução vai passar por sermos muito mais imaginativos, do que já somos. Vamos ter novamente que nos reinventar.

As crianças adaptam-se facilmente, divertem-se imenso com toda nova experiência, são capazes de realizar muito mais do que os pais acreditam e o nível de exigência delas é muito menor do que o nosso. Acreditem.

Crianças querem passar mais tempo com os seus pais. O mundo lá fora não é inseguro para viajar com crianças. Muito pelo contrário, famílias a viajar recebem muito mais ajuda pelo caminho do que viajantes sem filhos. Crianças arrancam sorrisos e atraem a bondade de todos.

viajar com filhos
É arriscado levar um bebé para um país longínquo?

Viajar o mundo com os filhos é possível sim. Só precisam abrir as vossas mentes.
A família fica muito mais unida pois compartilham as histórias de uma mesma aventura.
Os pais que educam seus filhos durante a viagem sentem uma ligação muito mais forte com as crianças. As crianças ficam extremamente comunicativas e abertas a novidades.
Viver essa experiência ajuda a reforçar importantes valores para o contexto infantil como: tolerância, respeito pela diversidade, humildade, lidar com a frustração e auto-confiança.

Portanto, perante aquilo que já sabemos, vamo-nos apertar e juntar mais um membro à festa um dia destes!

Bons Passeios!