Porquê viajar com as crianças?

Viajar com crianças pequenas: preparação e atitude certa!

Não viajámos vários meses de seguida com o pequeno viajante, mas já fizemos vários tipos de viagem, por diferentes partes do mundo, e muitas mais estão planeadas.
Viajar com crianças pequenas é possível, e é igualmente divertido. Para os pais que não viajavam antes de ter filhos, agora têm um bom motivo para viajar: levar os seus mini-turistas a conhecer o Mundo.

viajar com crianças
Porquê viajar com as crianças? Não se vão lembrar de nada!

Não é preciso mudar o estilo de viagem que já faziam antes. Se gostam de viagens aventura, não há nenhum motivo para deixarem de fazer atividades ao ar livre. Talvez não seja prazeroso subir os Himalaias com um bebé às costas, mas existem tantos locais no mundo para ver, é só escolher o que mais se aproxima do gosto pessoal.

Viajar para países menos desenvolvidos, não é perigoso, apenas requer alguns cuidados que em casa não teríamos, como beber água da torneira. Talvez seja necessário alguma vacina, mas não há razão para isso ser um impedimento. Nas consultas do viajante, é explicado tudo muito bem. Famílias nada temam!

viajar com crianças
É arriscado levar um bebé para um país longínquo?

Os custos podem subir, se não fizerem os ajustes necessários. Se antes das crianças até não se preocupavam muito em pagar mais 100€ por um bilhete de avião, agora esse dinheiro vai fazer falta. Reorganizar os custos é essencial, se não queremos desistir só de olhar para a soma.
Há pais que fazem a seguinte conta: + 1 bilhete de avião + 1 seguro + 1 mala + 1 cama + + + +  … e desistem!

Como nós encaramos? Assim:

+ um bilhete de avião mas escolhemos bem, e compramos na altura certa para ser mais barato,

+ 1 seguro, mas escolhemos pacotes familiares, promoções ou procuramos pela seguradora que tem a melhor cobertura ao melhor preço,

+1 mala, aprender a viver com menos nas férias só faz bem á saúde, não há mais malas, há menos coisas,

+ 1 cama, normalmente os custos de um berço são ZERO e uma cama extra não é um valor elevado.

Isto é assim tão simples?

Não.

Viajar com crianças não é simples, porque requer programação e paciência. Por vezes sair de casa a tempo de apanhar o avião, pode ser um desafio tão grande como o caminho de Santiago de Compostela feito em 5 dias de bicicleta, mas vai-se tornando mais fácil a partir do momento que saímos de casa e entramos no espírito de viagem em família.

Há sempre tempo para relaxar. Estamos de férias. Saber descontrair e aproveitar o momento, é uma capacidade que se treina. Não precisamos controlar tudo, em todos os minutos do dia. Há momentos em que nos devemos entregar ao tempo, deixar acontecer, esquecer por um bocadinho que o relógio não pára.

Viajar com as crianças dá a oportunidade de nos tornarmos mais eficientes, uma vez que é preciso fazer uma série de tarefas inerentes á viagem, e ainda tomar conta dos miúdos.
E quando as coisas correm menos bem. Não se preocupem, a cabeça dos pais esquece muito rápido. O que fica na memória é a alegria e a excitação deles, as fotos, os vídeos e as conversas que duram meses após o passeio.

Bons passeios!