Roteiros

Pego do Inferno

pego do inferno

O Pego do Inferno é uma cascata muito próxima de Tavira, no Algarve.

Em 2012 um incêndio destruiu as estruturas de acesso, e muita vegetação em torno desta piscina natural. Ao longo destes 6 anos, a natureza recompôs-se e voltou a brilhar em torno das águas da ribeira da Asseca.

O seu acesso é, desde então, difícil. Assim como parece ser, igualmente difícil, os serviços municipais lá chegarem. O local é muito visitado por espanhóis e algarvios que escolhem este local de grande beleza natural para se refrescarem, no entanto nenhuma obra de requalificação avança.

pego do inferno

Porque não requalificam o Pego?

Dizia o antigo Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, que se trata de um local ambientalmente sensível e a sua utilização não deve ser feita de forma massiva porque compromete a sua qualidade e sustentabilidade ecológica. É necessário arranjar uma solução de acessos capaz de acomodar a utilização, o cuidado com o impacto ambiental, e respeite a sua própria natureza: a aventura de procurar o local através da ribeira e da vegetação.

pego do inferno

Dificuldades à parte, é lindíssimo!

Os acessos não são muito bons agora em 2018, é preciso algum espírito de aventura, sapatilhas em vez de chinelos, um lanche, e vamos lá.

Vamos espreitar o Pego do Inferno?

Para lá chegar, recomendamos usar o GPS, está marcado no Google Maps: Pego do Inferno (ver coordenadas no final do artigo). No entanto nunca conseguimos acertar com o caminho à primeira. Faz parte!

pego do infernoQuem chega a Tavira, na rotunda da vela, tem de virar para Santa Margarida. Seguir até encontrar a placa que diz Barranco da Nora. Continuar até a uma placa cujo nome, Pego do Inferno, se vê muito mal. Daí até ao estacionamento são 10minutos.

pego do infernoDa zona onde deixam o carro até à cascata, é cerca de 1km, a descer. O caminho não está marcado, e algumas pessoas acabam um pouco às voltas, pois parece que não estão a seguir da direção correta: ouvem a água do lado direito, mas o caminho é pelo esquerdo. É  aqui que entra o espírito de aventura!

pego do infernoA cascata de água tem 3 metros de altura, mas não nos deixa indiferentes. A água cai numa lagoa verde azeitona, que faz as delícias de quem gosta de mergulhar . O cenário é idílico e um dos locais mais bonitos de todo o Algarve.

Ao fim-de-semana tem muitas pessoas. Como os canaviais e arbustos tomaram conta da área em redor da água, há pouco espaço, e cerca de 40 pessoas já enchem completamente o local.

pego do infernoMuito importante: o Pego do Inferno é hoje um lugar 100% natural e não é mantido por nenhuma entidade. Aqui, como em qualquer passeio pela Natureza, devemos só passear e fotografar. O lixo volta connosco!

Porquê o nome Pego do Inferno?

Existem 2 lendas:

Uma, conta que uma carroça se despenhou na cascata e os seus ocupantes caíram na lagoa. Os mergulhadores procuraram os corpos das pessoas e dos animais na água, e dizem que nem ao fundo conseguiram chegar, dizendo que eles caíram no Inferno. Daí o nome Pego do Inferno.

A outra lenda é contada por um pastor que passeava o seu rebanho de ovelhas e distraído levou-as à cascata. Os animais caíram na lagoa, e os seus corpos nunca voltaram à tona. Ficando o nome de Pego do Inferno.

pego do infernoAs histórias ajudam a embelezar o local e quem mergulha nas águas profundas, lembra-se sempre das lendas devido ao facto de não se conseguir ver o fundo.

 

Actualização Pego do Inferno 2020:

Infelizmente o Pego do Inferno deixou mesmo de ser visitável. É uma pena. Resta-nos esperar que alguém recupere este valioso espaço.

Bons Passeios!

Vai gostar de ler:

viajar com filhos
Percurso dos 7 Vales Suspensos

 

 

6 Comments

  1. Claro que existe!!! E continua igual. Moro no Algarve e tenho ido todo fim de semana, inclusive vou hoje.
    Realmente não existe o passadiço, mas existem 2 acessos, um pior por cima, e outro melhor, pela água. Continua lindo e cheio de pessoas 😀
    Podem ir sem medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *