Vou escrever isto em um só fôlego. Voltei de fim de semana grande, tenho mala, roupa e refeições da semana para orientar. Tenho o trabalho acumulado. Queria fazer tantas coisas hoje e não consegui fazer nem metade. Desejem-me sorte!
Quando era hora de almoço lancei na página do Facebook uma imagem de uma conversa que estava a seguir num grupo de fãs de viagens:
Aqui neste blog Onde andam os Duarte? não se fala de paternidade, apenas de viagens em família. E ninguém sabe se estes pais são fantásticos, e apenas não têm prazer em viajar/passear com as crianças. Há quem ache que está ligado e há quem ache que não tem nada a ver.
O que nós achamos é: façam o que fizerem, não culpem as crianças pela vossa escolha.
Argumentos, aparentemente válidos, como: as crianças choram, dormem cedo, fazem birras, não gostam de comida picante, só querem piscinas, sentem-se entediados no avião, querem ficar em casa, gostam é de jogos de computador, quando têm xixi temos de ir a correr, etc, são argumentos de quem não QUER levar os miúdos. De quem não vê os benefícios. De quem prefere estar sozinho a descansar. De quem por opção não as leva. Elas estão só a ser normais para a idade!! e isso é muito bom!
Tudo bem com a escolha de cada um, mas não culpem as crianças.
Se eles não percebem o quão divertido é? Porque não lhes mostramos.
Se estamos muito em casa, é aqui que se sentem seguros. Não percebem o porquê de sair de casa.
Se passamos a ideia de stress aos miúdos, como vão eles pensar que viajar é relaxante?
As crianças são muito curiosas, é a natureza delas. Explorar, experimentar, mexer, testar limites. Dar liberdade a estes instintos naturais, é a longo prazo ter um adolescente e um adulto tolerante, conhecedor e aventureiro. Um adulto com um bom espirito de resiliência, bom ser humano, empático e tranquilo.
Ainda dentro do tema, já escrevemos muito sobre as vantagens de levar as crianças. Espreitem, e não me deixem sozinha a remar contra a maré:
Porquê levar as crianças? não se vão lembrar de nada!
10 Desculpas VS 10 Dicas para viajar com crianças
Socorro não consigo levar o meu filho de férias!
Bons passeios!