Somos muito suspeitos para falar do World of Discoveries por três motivos: gostamos de parques temáticos, museus, e adoramos História. E aqui é mesmo 3 em 1, e ainda por cima o percurso é feito num barquinho, que torna a visita mais engraçada.
Quem visita o Porto com crianças, deve incluir uma visita a este museu+parque. Crianças pequenas vão adorar o barco, os bonecos e os animais, e as maiores, levam uma lição de história sem se aperceberem. Os adultos, gostam de tudo: os sorrisos dos miúdos, a animação durante o percurso e a atenção ao pormenor com que o World of Discoveries foi executado.
É fácil encontrar o espaço. Em frente à alfandega do Porto e muito perto de outras atrações da cidade:
Chegamos à entrada, e nada faz adivinhar o Mundo que está para lá da pequena porta. Engana mesmo!
Na bilheteira encontramos logo, o funcionário vestido como na época, séc.XV. Este, indica-nos o início do percurso pelo museu.
Numa primeira sala, encontramos maquetes das caravelas, astrolábios e outros instrumentos usados para a navegação marítima.
Passamos ainda numa outra sala, que já começa a ter bonecos de cera e mapas interativos
Antes de iniciar o percurso no barco, passeamos dentro de uma caravela, onde vai um rinoceronte numa jaula, há canhões, e o marinheiro está a dormir numa rede.
– Olha papá o carpinteiro!!
A duração da visita é cerca de 01:30, mais ou menos. Existem programas de visita orientada multilingue. O nosso pequeno explorador demora imenso tempo a ver tudo, e faz muitas perguntas. Ficámos quase 3 horas por lá.
Após o cais de embarque, nos barcos existe áudio-guia, em 6 línguas (português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano), que nos permite ouvir a história conforme os cenários que vão surgindo: Lisboa, Norte de Africa, conquista de Ceuta, mar tenebroso (com trovoada e chuva!), Cabo da Tormentas (até hoje o Andrezinho não esqueceu o gigante Adamastor), Africa Negra, Florestas tropicais, Índia, Timor e China, Macau, Japão e Brasil.
E a finalizar existe uma loja de souvenirs.
Não colocamos aqui mais fotos para não perder a graça de lá ir. É um espaço enorme e muito bem pensado para toda a família. Vão gostar, temos a certeza!
Bom Passeios!
Vai gostar de ler: