Ao passar os olhos pelas redes sociais, aparece-nos publicidade de várias empresas que pedem indeminizações por voos atrasados aos passageiros, cobrando uma percentagem da indeminização (claro ninguém trabalha de borla) e passando uma mensagem de “descanso” a quem recorre aos seus serviços, slogans do género: “Confie em nós. Tratamos de tudo e receberá o dinheiro”. E é mesmo assim.
Uma parte dos passageiros não conhece todos os seus direitos. E pedir uma indeminização à companhia aérea por atraso, é simples. Não é tão simples como entregar toda a informação a uma empresa, e ela trata do resto. Mas pela diferença nos custos, vale a pena.
O voo atrasou mais de 3 horas ou cancelou? Passe á ação!
Em 4 passos:
1-Entrar na página dos direitos dos passageiros na EU
2-Escolher a situação
3-Imprimir o formulário
4-Preencher o formulário e enviar como carta registada para a companhia aérea
Algumas companhias aéreas têm um espaço próprio para este tipo de pedido, no seu website. E umas vezes é fácil encontrar, e outras nem por isso. E ainda outras companhias (pouquíssimas), têm o formulário bem visível e acessível. A carta registada vai para a morada indicada nos Contactos.
Normalmente, entre 1 a 2 semanas, o passageiro recebe um e-mail da companhia aérea a pedir o NIB para transferência do montante da indeminização, ou para indagar se a pessoa quer o montante em crédito para descontar em outros voos no futuro.
Em que situações não se pode pedir uma indeminização?
-Em situações em que o atraso ocorra por motivos externos à companhia aérea (circunstâncias extraordinárias): gestão do tráfego aéreo, instabilidade política, condições meteorológicas adversas ou riscos para a segurança.
-Se uma companhia aérea indicar circunstâncias extraordinárias, para o não pagamento da indeminização, deve explicar claramente os motivos.
-Se não receber uma resposta da transportadora aérea e considerar que os seus direitos de passageiro aéreo da UE não foram respeitados, ou não ficar satisfeito com a resposta da companhia aérea, pode reclamar aqui.
Dependendo do preço dos voos que comprou, pode ficar com os bilhetes pagos.
É um direito nosso pedir esta indeminização, independentemente das refeições ou alojamento oferecido durante um atraso.
Bons Passeios!