A nossa viagem durou 17 dias, incluindo as deslocações. Até não é muito longe, quando comparado com a Indonésia ou as Filipinas, mas a aventura não acontece sem uma boa dose de avião (ver artigo relacionado). Viajar com uma criança pequena exige flexibilidade de planos e o máximo de organização antes de partir.
Optámos por uma ou duas atividades no máximo por dia, para evitar cansaço extremo do miúdo e manter a sua boa disposição. Andámos a um ritmo descontraído e sem pressão das horas, o que era exatamente o que pretendíamos.
Espreitem o roteiro!
O Sri Lanka é um país insular, em forma de lágrima, a Este da extremidade sul da India. Até 1972 era conhecido como Ceilão. Esta ilha cheia de carisma, tem atraído visitantes desde há séculos pela sua vida selvagem diversa, verdejantes campos de chá e muitos quilómetros de praias. O país transborda de diversidade étnica e religiosa e, é a casa de antigas cidades Budistas, magníficos templos Hindus e um grande número de edifícios da era colonial.
Apesar de terem passado por 30 anos de guerra civil, uma tragédia em 2004 com um Tsunami, o Sri Lanka mantém o seu espirito pacifico e move-se devagar em direção à Paz. O turismo poderá criar empregos, as infraestruturas e o poder de compra, que muitas populações nunca tiveram
Sri Lanka com crianças – Colombo (1 dia)
Colombo é uma cidade em pleno desenvolvimento. Neste momento é uma mistura de arranha-céus e edifícios coloniais cuidadosamente mantidos, rodeados de bairros pobres com casas de madeira e outros materiais aleatórios. O trânsito é intenso, mas as estradas são boas, aliás como em todo o país.
Budist Temple Seema Malaka
Templo Budista Gangaramaya
Hindu Sri Siva Subramaniya Kovil
Galle Face Green – zona costeira com um grande relvado junto ao mar
Sri Lanka com crianças – (2 dias)
É uma pequena e tranquila cidade situada no coração do Triângulo Cultural do centro do país (Sigiriya, Pollonaruwa, Dambulla). De Colombo até Dambulla são 5-6 horas de carro, dependendo do trânsito.
Esta localidade é uma óptima base para visitar as redondezas:
Templo Dourado
Templo das Cavernas
Parque Nacional de Kaudulla
Rocha de Sigiriya (Património da UNESCO)
Sri Lanka com crianças – (2 dias)
Onde se situam as magnificas (e muitíssimo bem preservadas) ruínas de Polonnaruwa que datam do século XII. É um conjunto de conventos, templos e lugares de culto, juntos a um lago, e trazidos à luz da selva que os tinha engolido ao longo dos séculos.
A melhor forma de visitar é de bicicleta. É um pouco mais cansativo, mas o terreno é plano, a envolvente é espetacular e aproveita-se muito mais.
Ruínas de Polonnaruwa (Património da UNESCO)
Museu de Polonnaruwa
Sri Lanka com crianças – Kandy (1 dia)
Kandy desiludiu-nos. Caótica, poluída, barulhenta e acima de tudo perigosa. Foi o único lugar em 2 semanas, onde nos sentimos em perigo, onde precisamos procurar apoio na policia local e onde desejámos não ter ficado nem uma hora.
Templo do Dente de Buda
Estátua Bahiravakanda Buddha
Lago artificial de Kandy
Sri Lanka com crianças – Viagem de Comboio Kandy-Ella (1 dia)
Há tanto, mas tanto para contar sobre este comboio. Não é por acaso que se tornou numa das maiores atracões do país. Aguardem.
Sri Lanka com crianças – Ella (2 dias)
Situada nas montanhas, esta pequena localidade trouxe-nos de volta ao mundo ocidental. Com muitos visitantes, lojas, cafés e restaurantes que servem produtos internacionais. O ambiente é bom. Com imensos alojamentos pitorescos de montanha, é uma boa paragem para descansar uns dias. O ar é fresco, chove com frequência e não há mosquitos.
Little Adams Peak
Cascatas de Ravana
Sri Lanka com crianças – Ahangama (6 dias)
É uma pequena vila na costa sul do país. A 10 minutos de autocarro da famosa Weligama, é um lugar sem stress e com praias boas.
Nós apanhamos uma valente tempestade tropical durante a nossa estadia, valeu a construção robusta do Insight Resort e a nossa perseverança de viajantes em querer ver o máximo que conseguíamos do sul.
Tem um bom spot de surf (Fisherman’s Point), com esquerdas e direitas boas para todos os níveis, fundo de pedra lisa, e mesmo em frente há uma escola de surf com aluguer de pranchas (RDS surf School).
Weligama
Unawatuna
Jungle Beach
Mirissa
Forte de Galle
Esperamos que se tenham entusiasmado por este país! Nem tão cedo nos vai sair da memória e estamos a pensar lá voltar para visitar o norte e a costa Este.
A maior parte dos monumentos são grátis para as crianças, contudo não encontrámos indicação da idade a partir da qual se começava a pagar. Perguntámos e só obtivemos um sorriso. Simplesmente olhavam para o André e diziam: “Child no pay!”.
Bons passeios!
3 Comments
O Sri Lanka é de facto um país especial, estive a ler algumas das vossas experiências (a entrada nos comboios é sempre uma “festa” hehehe). Continuação de boas viagens, António, André e Samanta. Vemo-nos na cerimónia da momondo :)) Abraço.
Vemo-nos lá!!