Algarve em pegadas pequenas Roteiros

A melhor praia do Algarve – Praia da Fábrica

summer wonderland

Para nós esta, é a melhor praia do Algarve. Há praias lindíssimas por este Mundo fora, mas esta mora aqui ao lado e, não fica nem um grão de areia, atrás de outras muito mais conhecidas, e por consequência mais cheias de turismo. Esta praia localizada na Península de Cacela, junto à aldeia histórica de Cacela Velha, mas ao lado na vila piscatória do Sítio da Fábrica.melhor praia do algarveEncontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão de areia (1,1km), pelas suas águas quentes e calmas, e pela beleza das suas paisagens.

melhor praia do algarveEm 2015 a revista espanhola Condé Nast Traveler, fez um Top15 das praias melhores do MUNDO e lá aparecia a Praia da Fábrica, lado a lado com praias famosas nas Bahamas ou na Riviera Maia:

Top 15 

Pelican Point (Bahamas, EUA)
Cala Saona (Formentera, Espanha)
Praia de Anakena, Ilha de Páscoa (Chile)
Tulum, Riviera Maia (México)
Marina Piccola, Capri (Itália)
Praia das Catedrales (Ribadeo, Lugo, Espanha)
Praia da Fábrica (Algarve, Portugal)
Praia das Conchas, La Graciosa (Lanzarote, Espanha)
Praia de Barra, Cangas do Morrazo, Galiza (Espanha)
Cala Pregonda Menorca (Espanha)
Pucón (Chile)
San Juan del Sur (Nicarágua)
Praia de Bolonia, Cádiz, (Espanha)
Zipolite, Oaxaca (México)
Máncora (Peru)

Porque é a melhor praia do Algarve?

Para quem vai com crianças, elegemos 5 vantagens:

1 –  Alguma criança não gosta de andar de barco?

Estacionamos o carro junto a um minúsculo ancoradouro. Mesmo em frente, um habitante local acolhe-nos no seu barco, para nos levar até uma ilha deserta de areias brancas e margens infinitas.

melhor praia do algarve

Podemos ter de esperar uns minutos, para ver se chega mais pessoas. O barco não tem horários (além de início e fim do dia), parte sempre que tem passageiros. O bilhete custa 1€, crianças dos 4-10 anos custa 0.50€.

Aqui também se pode apanhar o barco para a praia de Cacela Velha.

melhor praia do algarveEsta praia tem o que poucas outras têm: recato, tranquilidade absoluta, natureza em estado puro. No caminho, podemos observar várias atrações, desde caranguejos, peixes a garças, que pouco ou nada, se importam com o movimento de barcos, gritos de crianças e pessoas de um lado para o outro.

2 – A praia tem pouca gente!

Tem pouca gente porque não tem infraestruturas de apoio, além, do salva-vidas e de palhotas e espreguiçadeiras para alugar.melhor praia do algarveQuem quer almoçar, tem de voltar a atravessar o canal.

melhor praia do algarveNa volta, no único restaurante do ancoradouro, podemos provar as conquilhas e as ostras do Parque Natural da Ria Formosa.

Outro motivo para ter pouca gente, é que o estacionamento é reduzido, e obriga a uma grande caminhada pela estrada de acesso, além dos carros não ficarem muito bem estacionados. A melhor hora para chegar é de manhã cedo ou na hora do almoço quando as primeiras pessoas começam a regressar para almoçar.

3- Na maré baixa faz piscinas naturais baixinhas

melhor praia do algarveA água, que não costuma ser fria, aquece mais rapidamente nestes pequenos lagos.

4- A paisagem é tão bonita

Quem está no lado da praia consegue observar a vila. A praia localiza-se numa extensa península dunar, de areia fina e branca, que constitui uma barreira física contra o avanço do mar e que protege as águas calmas e pouco profundas da Ria Formosa. As dunas são cobertas por diversas espécies de plantas, que permitem a sua fixação.
A paisagem é muito bela; é possível vislumbrar a Baía de Monte Gordo, a igreja e a fortaleza de Cacela Velha, as elevações da serra algarvia, bem como o Cerro de São Miguel.

melhor praia do algarve5- Os aventureiros também têm lugar

Na maré vazia podemos atravessar o canal a pé. A água dá pelo peito (+/-) na parte mais funda, as crianças ou nadam, ou têm de ir às cavalitas. E é preciso alguma destreza para levar o saco fora de água!
melhor praia do algarveNota: encontramos em vários sites na internet a referência a praia da Fábrica ser uma praia de nudismo. Mas eu nunca vi ninguém nu por aqui! Será que é porque não me afasto muito? Talvez.

Bons Passeios!

melhor praia do algarve
Pedras Del Rei e a praia do Comboio
melhor praia do algarve
Há 4 Faróis no Algarve que podemos visitar!

 

4 Comments

  1. Conheço esta praia desde o tempo em que só meia dúzia de pessoas faziam praia. Liberdade total. Sensação de estar em várias partes do mundo. Extensa de areal. Banhos de mar inesquecíveis.Passeios a pé junto ao mar na distância de kms. Água morninha. E paisagem de encantar e as viagens de barco na maré cheia, fazendo a passagem a pé na maré vazia. Fabulosa esta praia.. Em julho e agosto é quase impossível ir lá. Os espanhois já a descobriram.. Ó tempo volta pra trás…

  2. Conheço esta praia desde o tempo em que só meia dúzia de pessoas faziam praia. Liberdade total. Sensação de estar em várias partes do mundo. Extensa de areal. Banhos de mar inesquecíveis.Passeios a pé junto ao mar na distância de kms. Água morninha. E paisagem de encantar e as viagens de barco na maré cheia, fazendo a passagem a pé na maré vazia. Fabulosa esta praia.. Em julho e agosto é quase impossível ir lá. Os espanhois já a descobriram.. Ó tempo volta pra trás…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *