Algarve em pegadas pequenas Roteiros

Pedras Del Rei e a praia do Comboio – Algarve com crianças

melhor praia do algarve

O Algarve dispensa apresentações, mas gostamos de lugares menos conhecidos, mais calmos, que mantenham o espírito tranquilo da região, e acima de tudo bons para levar as crianças. Já conhecem as Pedras del Rei?

Pais e miúdos, querem ir ao Algarve, então que seja com qualidade e sem gastos extraordinários.

Pessoalmente, detestamos multidões. Privilegiamos um lugar em que haja novidade para as crianças e se possa andar a pé, ou pouco de carro. Ter a liberdade de pegar só numa mochila, sair da porta e ter tudo ao pé: casa, praia, piscina, zonas verdes para caminhadas, restaurante, minimercado e um parque infantil.

E se neste lugar, fossemos para a praia num comboio?

Para o mini-viajante não há coisa melhor do que uma piscina ou praia, mas aqui o ponto alto, é mesmo o comboio! O comboio que nos leva até à praia em cerca de 10 minutos, pelo meio da Ria Formosa.

Pedras Del Rei


É um aldeamento com apartamentos para alugar (Airbnb), e casas familiares. Tem acesso direto à praia do Barril, de comboio ou a pé. Está situado no centro do Parque Natural da Ria Formosa, perto de Santa Luzia (Capital do Polvo, sabiam?) e Tavira.

O ambiente é familiar e muito tranquilo, todo o ano. Mesmo na época alta, a forma como estão distribuídas as casas pelo meio de jardins, e outros espaços verdes, dá a sensação que não está cheio. Pelo facto de estar numa zona protegida, há imensas aves e o seu chilrear é muito relaxante.

Praia do Barril

Pedras Del Rei
Ponte de Pedras Del Rei, para o comboio

Depois de passarmos uma ponte, mesmo em frente ao aldeamento, por cima de um canal de água da Ria Formosa, chegamos à “estação” do comboio das Pedras Del Rei. Há quem prefira ir a pé, e também existe um caminho ótimo, mas com o miúdo e as “tralhas”, para nós era impossível.

Pedras Del Rei
Estação do comboio

E estamos na praia do Barril! Há vários anos que tem o prémio Bandeira Azul, é considerada uma das melhores praias portuguesas. Tem vários cafés, restaurante, apoios de praia, WC, centro náutico e posto de primeiros socorros. A água é mais quente do que no barlavento algarvio (o lado de Portimão), e não há rochas dentro de água.

Pedras Del Rei
Praia do Barril (foto: boacama boamesa)

Dentro do aldeamento

Nos dias em que se consegue desviar a atenção do comboio, o aldeamento é um local agradável para ficar com o pequeno-turista. A maior parte dos locais é relvado e com vários espaços para ele brincar, sempre à nossa vista.

Pedras Del Rei
Área da piscina

Quaisquer pais sabem, que onde está um parque, está uma criança entretida!

Pedras Del Rei
Parque infantil Pedras Del Rei

Sem os pais, mas com monitores e várias atividades:

Pedras Del Rei
Mini-Clube

Passeios de bicicleta, pela Ecovia do Litoral , constituída por 214km que atravessam o Algarve de ponta a ponta, com acesso direto a várias praias. Esta é uma delas.

Pedras Del Rei
Ecovia do Litoral – zona de Pedras Del rei

Preferimos quase sempre apartamentos, para à noite não perdermos tempo à procura de um lugar para comer. A boa notícia é que, aqui há um minimercado com um pouco de tudo para “desenrascar” uns jantares leves, e há também um restaurante simpático, que também tem take-away, tudo dentro do aldeamento.

Algarve com crianças
Restaurante Vale Del Rei

Onde dormir?

Este aldeamento é antigo, lembro-me de ser miúda e ficar aqui com os meus pais, lembro-me da piscina, e do comboio claro! Para mim é mesmo um lugar familiar. Hoje a maioria das casas foi renovada, e modernizada. E para nós, há uma preferida. Acolhedora, preço muito justo e está na melhor localização do aldeamento: de frente para a Ria Formosa. Perto o suficiente da piscina, mas sem se ouvir os gritos de alegria dos miúdos.

alojamento Pedras Del Rei
Vista da The Blue House

É mesmo como nas fotos. Pormenores, limpeza e super segura para o mini-viajante. Pratos e talheres de criança, e cadeirinha de refeições.

 

 

Obrigado ao Pedro e à Iara por no mostrarem este lugar tão aconchegante.

 

 

algarve com crianças
Reservas

Bons Passeios!

Vai gostar de ler: 

Faro o que fazer
5 Coisas Imperdíveis em Faro
faro com crianças
Guia prático e essencial para visitar Faro, Algarve

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *