Algarve em pegadas pequenas

Mercados e Feiras de Natal no Algarve

mercados de natal

Os mercados de natal são uma tradição tipica do norte da Europa, que se tem vindo a espalhar um pouco por todo lado, até no Algarve são famosos e cada vez em maior número.

Os motivos são os melhores: nas feirinhas e mercados de Natal estão presentes pequenos produtores e artesãos, são organizados normalmente por associações e estão localizados em zonas de fácil acesso dentro das vilas e cidades. Quando compramos num mercado de Natal, temos a certeza que estamos a contribuir para a economia local e ainda a ajudar alguém, pois estes eventos têm na maioria das vezes um objectivo solidário.

No meio disto, existe sempre alguma comida e bebida, carrossel ou animação de rua para os mais pequenos!

Nós adoramos mercados de Natal, e este ano decidimos visitar os que estão mais perto e em nada ficam atrás dos Europeus. É certo que não há neve, mas algarvio que se preze já está a morrer de frio com 15 graus, há música natalícia no ar, as iluminações estão acesas e a imaginação faz o resto.

Vamos aos mercados de Natal no Algarve?

Aqui ficam 13 mercados e feiras de Natal no Algarve para escolherem

Aldeia dos Sonhos Loulé – 06 a 29 de Dezembro

A “Aldeia dos Sonhos”, está de volta ao coração da cidade de Loulé.

Trata-se da recriação de uma aldeia de Natal que faz parte do imaginário infantil é inaugurada no dia 06 de manhã.

feiras de natal algarve

A “Aldeia dos Sonhos” está dividida em quatro zonas principais da cidade:

  • A Aldeia do Pai Natal (Cerca do Convento),
  • Largo dos Duendes (Alcaidaria do Castelo),
  • Praça dos Teatros (Largo D. Afonso III) e
  • Apeadeiro da Aldeia (Largo de S. Francisco).

A pista de gelo sintético, o carrossel, o comboio, a casa do Pai Natal, áreas com gastronomia inspirada no Natal voltam a animar esta aldeia de Sonhos.

Nesta edição, a Aldeia vai estar aberta nas noites das sextas-feiras, com algumas surpresas. As lojas do comércio tradicional, também vão abrir as suas portas durante estas noites.

Horários:

– terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e domingo, das 14h30 às 19h00

– sexta-feira, das 14h30 às 22h30

– sábado, das 10h00 às 19h00

Encerra à segunda-feira. Entradas gratuitas

Feirinha de Natal Moncarapacho – 30 de Novembro e 01 de Dezembro

Esta feira acontece no Pavilhão de Eventos, no Largo do Mercado Mensal. Terá artesanato, licores, doçaria e brinquedos, a partir das 15h de sábado.

mercado de natal
Autor: Jamie mcloughlin

Quarenta artesãos da região vão vender os seus produtos e não faltarão presentes originais para escolher para a família e amigos. Não precisamos oferecer sempre a mesma camisola todos os anos!

Nesta feirinha acontece em simultâneo o 2º Encontro de Acordeão, o Monfole e muitas atuações de música e dança, a ter início às 16h30.

Num evento propício à compra de originais prendas de Natal. Haverá, claro está, artesanato, mas também rendas, bolos, licores, confeitaria regional ou brinquedos, que estarão à disposição dos visitantes a partir das 15h00 de sábado, 30 de novembro.

No dia 1 de dezembro, é também, dia do Mercado Mensal de Moncarapacho que começa logo às 09h30 e terá uma atuação de saxofone às 11h. De tarde volta a dança e a música das 14h às 17h.

A entrada é gratuita.

Santa Luzia Vila Natal – 14 a 16 de Dezembro

O polvo é um dos pratos típicos do Natal em Portugal, e Santa Luzia é a capital do polvo no Algarve! O programa deste fim de semana é ir almoçar esta iguaria e levar as crianças a visitar a Aldeia de Natal, organizada especialmente para elas.

mercados de natal algarve

Esta aldeia de Natal vai acontecer no Largo Padre António do Nascimento Patrício, das 14h às 20h, e oferece uma série de atividades divertidas: pinturas faciais, jogos, insufláveis, corrida de karts, animação de rua, exposição de fotografia de aves e uma feirinha de artesanato e doces.

Além disto tudo que acontece em todo o horário de funcionamento, vão haver concertos, atuações de circo, dança, etc. Podem consultar o horário do programa aqui: Programa Santa Luzia Vila de Natal.

Entrada gratuita.

Christmas Pop-up Market Vilamoura (Atlantic Piano Bar) – 08 de Dezembro

Aqui o mote é: comer, beber e divertir-se na famosa Marina de Vilamoura com o 1º  Primeiro mercado Pop-up de Natal desta zona.

mercados de natal

Um bom local para comprar algo especial para o Natal, patrocinado pela Unique Boutique da Zoe, para seus próprios presentes personalizados e muitas outras banquinhas que vão expôr presentes, produtos de confeitaria e entretenimento para toda a família.

Podem desfrutar de um copo de vinho quente e uma torta de carne moída (Mince Pie – torta doce de origem inglesa, recheada com uma mistura de frutas secas e especiarias chamada “carne moída”, tradicionalmente servida durante a temporada de Natal em grande parte do mundo de língua inglesa), com vista para a Marina!

Das 11:00 às 17:00 a entrada é livre.

Mercado de Natal e Animação na Baixa de Faro – de 27 de Novembro a 24 de Dezembro

Espetáculos de dança, música, teatro, circo, animação de rua e atividades científicas são algumas das muitas atrações que fazem parte da animação de Natal na baixa de Faro.

mercados de natal

No dia 30 de novembro, irá chegar o pai Natal, e todas as pessoas que quiserem participar no desfile de pais Natal, que começa às 09h30 na aldeia de Estoi e chega a Faro ao Jardim Manuel Bivar às 10h30, podem fazê-lo!

Até dia 24, na Rua de Santo António, Rua 1.º de Dezembro e no Passeio da Rainha (atrás do edifício da alfândega) e Praça da Pontinha, estarão banquinhas de artesanato, comida e o famoso carrossel.

O programa é extenso com muitos concertos e atuações. Consultar aqui: Programa de Natal Faro.

Para os pequenos (iupiiiiiiiii!) vai abrir mais um ano a Casa do Pai Natal, no edifício da “antiga Zara”, na rua de Santo Antóno, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00, até dia 24 de dezembro. Estará também aberta no domingo, dia 22, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. Aqui poderão usufruir de diversas atividades como pinturas faciais, penteados loucos, mascotes farrobinhas, mini ginásio e o jogo da memória.

Haverá também um insuflável na Rua 1.º de Dezembro e distribuição de pipocas na rua de Santo António.

Ainda em Faro, o Fórum Algarve não deixa em branco esta época, com a aldeia do pai Natal pista de Gelo e a grandiosa árvore de Natal no centro. Ver o programa aqui: Campanha de Natal.

Aldeia Presépio em Odeleite – 07 e 08 de Dezembro

Mais de 50 figurantes vão recriar o dia em que nasceu Jesus. Artesãos, oficios, roupas e adereços da época, vão estar presentes, assim como, a vaquinha e o burrito.

mercados de natal

Além das muitas bancas de artesanato, comida tipica, doçaria regional e bebidas, as noites são acompanhadas pela fogueira de Natal onde é oferecido aos visitantes um caldo verde quente com chouriço.

Nos dois dias vão, também, acontecer várias performances artísticas de teatro e música.

Das 15 horas às 18 horas estará a funcionar e a entrada na aldeia presépio é livre.

Mercado de Natal de Vale do Lobo – 07 de Dezembro 2019

O exclusivo Mercado de Natal de Vale de Lobo é um mercado em recinto fechado, que tem lugar no auditório principal do resort de Vale do Lobo.

mercados de natal

Neste mercado terá várias bancas com comida gourmet e presentes de luxo. É um mercado para toda a família se divertir, com muitas diversões para as crianças, área de brincar e uma zona reservada a restauração.

Muito direcionado para a comunidade estrangeira a residir no Algarve, mas onde todos se sentirão felizes a participar.

Programa:

0:00h …………………… Christmas Market opens
11:30h …………………… Algarve Junior performance
13:00h …………………… Sing Thing Algarve choir
14:00h …………………… Children’s Parrot Show by Oficina de Sonhos
14:30h / 17:00h ……… Betty Martins Violin Show
17:00h …………………… Tombola prize draw by Wolf Valley Charity Fund
17:30h …………………… Christmas Market closes

Entrada livre.

Pais Natal em Armação de Pera – 07 de Dezembro e 25 de Dezembro

Às 10 horas da manhã de dia 07, não estranhe se em Armação de Pêra vir muitos Pais Natal na rua, fazem parte da divertida iniciativa do Hotel Holiday Inn, e tem um propósito solidário de ajudar as famílias carenciadas da região.

 mercados de natal

A pé ou de bicicleta, podem levar um bem alimentar para juntar ao cabaz que será entregue à Junta de freguesia.

Depois no dia 25 de Dezembro, os corajosos Pais Natal correm para o mergulho de Natal na praia. Adultos e crianças são todos bem-vindos a esta iniciativa voluntária e gratuita.

A organização agradece o donativo, que reverterá a favor de duas instituições locais : o Espaço Amigo, em Armação de Pêra e  A Gaivota, em Albufeira.

Mercadinho de Natal de Cacela Velha – 08 de Dezembro

No dia 08 de Dezembro das 10:30 às 17:00 vai acontecer o Mercadinho de Natal de Cacela Velha. No espaço vão encontrar velharias, artigos em segunda-mão, artesanato tradicional e moderno, produtos alimentares algarvios, como mel, figos, compotas ou licores.

mercados de natal

Os livros e os brinquedos também não faltaram.

Existe um concurso para a banca mais bonita, por isso a atenção ao detalhe e os motivos de decoração natalícia estarão sempre presentes neste mercado #love

Entrada livre

Feira de Natal de Lagoa e Presépio ao vivo – 06 a 08 de Dezembro 

Este ano, pela sua dimensão, irá acontecer ao ar livre, em frente ao Auditório Municipal de Lagoa, de 06 a 08 de Dezembro das 10 horas às 20 horas.

mercados de natal

Lagoa tem, também, um evento extenso com sessões de cinema e um programa de entretenimento para os mais jovens, com espetáculos de música e de teatro.

A feira conta com mais de 60 bancas, e a maior atração de todas é a recriação de uma aldeia com todas as personagens que fizeram parte do dia-a-dia do povo hebraico no dia em que o Menino Jesus nasceu. Poderão conhecer as profissões, comércio, e costumes. Não faltará o burro, a vaca nem o “próprio” Menino Jesus nas palhinhas.

Durante os três dias um comboio elétrico irá fazer o transporte dos visitantes até à feira de forma gratuita dentro da cidade de Lagoa.

Mercadinho de Natal de Monchique – 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23 dezembro

No Largo dos Chorões vão encontrar diversas atividades, entre as quais o Mercadinho de Natal, carrossel para crianças, uma pista de gelo, a casa do Pai Natal, animação infantil, concursos, construção de presépios em madeira e concertos.

mercados de natal

As cores, luzes e canções natalícias vão preencher as principais ruas da vila de Monchique.

Neste mercadinho, que acontece numa das zonas de serra mais bonitas do Algarve, podem contar com muito artesanato tradicional e produtos da região.

Das 10 horas até às 18 horas podem visitar este mercado, a entrada é livre.

Vila Vita Biergarten Mercado de Natal – 20 a 22 de Dezembro 

Em Porches, no Vila Vita Parc, regressa mais um Mercado de Natal de estilo tradicional alemão, no adorável restaurante Biergarten. É um dos nossos preferidos, porque também são os mercados de Natal alemães que gostamos, e visitamos mais.

mercados de natal algarve
Natal cheira a …. Munique!

Os jardins são decorados com os motivos de Natal de inspiração bávara. Iluminadas cabanas alpinas de madeira vendem alimentos, bebidas, artesanato, decorações e presentes. A música festiva inunda o ambiente. E iguarias alemãs, como salsichas grelhadas, Lebkuchen, Glühwein, bolos e pães típicos da Alemanha, estão por toda a parte.

Que bom!

Além da comida e bebida, existem espaços para decorarem os vossos presentes, degustações de vinho e cerveja, jogos, pinturas faciais e o Pai Natal não vai faltar!

Das 13 horas às 20 horas. A entrada é livre.

Aldeia de Natal Vila Real – 29 de Novembro a 06 de Janeiro 2020

Em Vila Real de Santo António, as festas começam já dia 29 de Novembro com a abertura da Aldeia de Natal, que acontece na Praça Marquês de Pombal às 18:45 com a chegada do Pai Natal acompanhado pela banda filarmónica e o momento em que se acendem as luzes de Natal da cidade.

mercados de Natal

Até ao dia 6 de janeiro de 2020, esta praça enche-se de diversão para as famílias, onde não faltará a Casa do Pai Natal, carrosséis e um mini parque infantil gratuito.

Entre as 11 e as 20 horas, com entrada livre, a Aldeia de Natal vai ter espetáculos de dança e música, um mercado com banquinhas de artesanato, de gastronomia tradicional e muitos doces à mistura. 

Bom Natal e Bons Passeios!

londres com crianças
Londres – Escapadinha de 3 dias sem esvaziar a carteira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *