Primeiro não tínhamos filhos, tínhamos algum receio das alterações que teríamos de fazer nas viagens. Depois, rapidamente percebemos que é tudo uma questão de preparação e que é mais fácil do que inicialmente parecia. Agora com 3 anos, o mini-viajante já paga bilhete de avião quase completo, e as alterações são também financeiras. “Onde cabem duas pessoas, cabem três”, não é verdade?
Na realidade, aqueles receios, eram um paradigma da nossa cabeça. As vantagens de proporcionar ao pequeno a experiência de conhecer lugares diferentes, eram muito superiores, do que alguma vez poderíamos imaginar. E é uma oportunidade incrível para nós como pais.
É claro que viajar com filhos exige uma certa rotina e não oferece 100% de liberdade. Mas podemos fazer muito mais coisas com os filhos do que imaginamos.
Mas, e cabem quatro pessoas nesta aventura?
Começamos a imaginar as situações:
- Há hotéis que não colocam 2 camas extra e obrigam-nos a reservar dois quartos, e muitos não têm daqueles quartos com uma porta aberta entre eles. Separa-se a família.
- Crianças com idades diferentes, têm horários diferentes e gostos diferentes.
- Mais um bilhete de avião a adicionar ao orçamento.
- Mais bilhetes de tudo: museus, barcos, espetáculos, parques, etc.
- Mais, mais, mais, …
A olhar para estas dúvidas acabamos por concluir que, são na maior parte, ajustes financeiros. E que o objetivo é ir, sempre. Então a solução vai passar por sermos muito mais imaginativos, do que já somos. Vamos ter novamente que nos reinventar.
As crianças adaptam-se facilmente, divertem-se imenso com toda nova experiência, são capazes de realizar muito mais do que os pais acreditam e o nível de exigência delas é muito menor do que o nosso. Acreditem.
Crianças querem passar mais tempo com os seus pais. O mundo lá fora não é inseguro para viajar com crianças. Muito pelo contrário, famílias a viajar recebem muito mais ajuda pelo caminho do que viajantes sem filhos. Crianças arrancam sorrisos e atraem a bondade de todos.
Viajar o mundo com os filhos é possível sim. Só precisam abrir as vossas mentes.
A família fica muito mais unida pois compartilham as histórias de uma mesma aventura.
Os pais que educam seus filhos durante a viagem sentem uma ligação muito mais forte com as crianças. As crianças ficam extremamente comunicativas e abertas a novidades.
Viver essa experiência ajuda a reforçar importantes valores para o contexto infantil como: tolerância, respeito pela diversidade, humildade, lidar com a frustração e auto-confiança.
Portanto, perante aquilo que já sabemos, vamo-nos apertar e juntar mais um membro à festa um dia destes!
Bons Passeios!