Para nós, o Dia dos Namorados seria bom: a dois e de viagem. Como não somos nunca só dois, e ainda por cima, um está em Lisboa e o outro em Faro, deixamos aqui a história deste dia tão importante (até nascerem as crianças). Aproveitem o espirito e comprem viagens em vez de bombons em forma de coração!
No dia 14 de Fevereiro, em Portugal e em outros lugares do Mundo, chocolates, flores e presentes são trocados entre namorados. Tudo em nome deste São Valentim. Mas afinal quem era ele, e porque ficou famoso até hoje?
A história do “Dia de São Valentim” está envolvida em mistério e existem duas diferentes:
A igreja católica tem (pelo menos) 3 santos diferentes chamados Valentim e todos foram martirizados (ups! pelas mulheres??). Conta a história que o Valentim (este do dia dos Namorados), era padre no Séc.III em Roma, quando o Imperador da altura, Claudius II, decidiu que todos os homens solteiros deveriam ser soldados, deixando de fora aqueles que já tinham mulheres e família e proibiu o casamento entre os jovens. O padre Valentim, achou tudo uma grande injustiça e desafiou o Imperador continuando a celebrar casamentos em segredo. Quando Claudius II descobriu, mandou matar o padre Valentim no dia 14 de Fevereiro.
Outra lenda conta, que um prisioneiro chamado Valentim (onde e quando, não se sabe…) apaixonou-se pela filha do seu carcereiro que o visitou durante o seu confinamento. Antes de morrer, ele escreveu à sua amada uma carta assinada como DO TEU VALENTIM. Uma expressão que ainda hoje se usa.
Embora a verdade por trás do Dia de são Valentim, sejam enevoada, todas as lendas demonstram Valentim como uma figura boa, heroica e, o mais importante, romântica. E na Idade Média, graças a essa reputação, este Santo tornou-se um dos mais populares em Inglaterra e França.
Diz-se também que o querido Valentim não faleceu a 14 de Fevereiro. Essa data, foi escolhida pelos católicos numa tentativa de converter a celebração pagã de Lupercália (ver aqui) , que se celebra a 15 de Fevereiro, e era um festival dedicado à fertilidade e ao Deus romano da agricultura.
Lendas à parte, o que se sabe é que nesta época de amor no ar, cheira a promoções!
Onde andam as melhores promo de São Valentim?
Bons Passeios!
Vão gostar de ler: