No ano passado, antes de acabar 2016 escrevemos este post:
Estava tudo mais ou menos organizado, havia uma ideia geral do ano, e do que planeámos só não conseguimos ir mostrar a neve ao mini turista. E agora por motivos profissionais, estamos à espera de datas. Já há 3 viagens marcadas para os próximos meses, mas o resto do ano está em espera.
Dizem que Janeiro é o mês onde se conseguem voos mais baratos. Os estudos vêm dos EUA, e valem o que valem, pois são conforme os hábitos dos Americanos que em pouco se assemelham ao resto do Mundo. MAS, uma coisa é certa, Janeiro é o mês dos saldos! E já se sabe que quem precisa ser organizado nas finanças, não pode ignorar os saldos. Estamos a falar claro dos saldos dos voos, de alojamento, de malas de viagem, de fatos e botas de neve, protetores solares, etc, etc.
E assim, começamos a ficar com formigueiro nos pés… Não temos as datas!
Então vamos começar pelo princípio:
O ano de 2017 tinha imensos feriados, mas 2018 não lhe fica muito atrás, e dá para rentabilizar imenso e fazer várias férias/passeios ao longo do ano. Para quem gosta de viajar isto é uma janela de oportunidade, mas requer antecipação, pois toda a gente tem a mesma ideia e as companhias aéreas/hotéis, sabem-no bem.
2018 tem 13 feriados, em que 4 são no fim de semana, e isso não ajuda nada. Temos então 8 feriados, porque o 01 Janeiro já passou:
30 de Março – Sexta-feira santa/ 25 de Abril – Quarta-feira – Dia da Liberdade/ 01 de Maio – Terça-feira – Dia do Trabalhador/ 31 de Maio – Quinta-feira – Corpo de Deus/ 15 de Agosto – Quarta-feira – Assunção de Nossa Senhora/ 05 de Outubro – Sexta-feira – Implantação da República/ 01 de Novembro – Quinta-feira – Dia de todos os Santos/ 25 de Dezembro – Terça-feira – Natal
Marcando férias nas semanas que têm feriados, ganhamos dias, pois gastamos menos dias úteis. Que no final do ano significa mais uma semana de férias.
Organize-se bem para os feriados
O primeiro passo para viajar mais, é conseguir-se organizar. No tempo e economicamente. Se temos o dinheiro e não temos o tempo, não adianta muito, e vice-versa.
Os feriados da Páscoa e Natal, coincidem com as férias escolares e os preços sobem – Não esquecer. Os melhores, são os feriados à terça ou à quinta-feira. Colocamos 1 dia de férias e temos 4 para passear.
Os feriados são essenciais entre férias maiores, porque ajuda a livrar do stress do trabalho e das rotinas, tira-nos da nossa zona de conforto e enriquece a nível emocional melhorando o humor e libertando endorfinas. É isto que queremos! Queremos melhorar a nossa atitude perante a vida.
É necessário deixar a preguiça de parte, e não protelar tarefas para estes feriados. Com tantos fins-de-semana, não vamos usar exatamente este para arrumar a garagem. E assim, ficamos com a consciência tranquila.
Se em Janeiro já temos uma ideia dos feriados e férias, partimos para a parte dos orçamentos. Pesquisar, juntar, comprar. Há que ter fundo de maneio, para quando se encontra uma promoção. As promoções duram pouco tempo e normalmente são um número reduzido de lugares nos voos ou quartos de hotel. E também, para quando chega a data do passeio, haver já uma quantia razoável e não perturbar muito as finanças desse mês.
Antecedência de planos
Não só antecedência a comprar bilhetes de avião, mas também a marcar alojamento. É possível marcar alojamento com 6 meses de antecedência, 40% mais barato, com cancelamento grátis (Booking). Assim, garantimos um alojamento barato e, sem dramas cancelamos se encontrarmos outro mais vantajoso.
A antecedência conta também para bilhetes de comboio, bilhetes para espetáculos, concertos, museus, excursões e outros bilhetes, que podem esgotar em cima da hora.
Fins-de-semana compridos
O custo fixo da deslocação tem de ser bem pensado, em termos de tempo e de dinheiro. Se só temos 4 dias, não compensa ir para longe, pois o preço da deslocação e tempo a despender, é curto. Se é do género de ir almoçar a Paris, sem se importar com a despesa-aproveitamento, pois bem, que bom, siga!
Para 3 ou 4 dias é preferível, voos diretos e curtos, passeios a cidades vizinhas, deslocações de carro ou caravana, para que possam ir tranquilos e aproveitar a totalidade dos dias. Só mudar de paisagem , já conta como férias.
São tantas as formas de viajar. Não devemos ficar presos à ideia que de avião é que se passeia. Com um país tão bonito e tão diversificado, como o nosso, é quase impossível não aproveitar os feriados nacionais de 2018, ou de qualquer ano.
Bons Passeios!