Farol do Cabo de São Vicente — Vila do Bispo
Na Vila do Bispo, perto de Sagres, encontramos o farol de São Vicente (video).
O farol do Cabo São Vicente (ou Farol de D. Fernando) foi mandado construir por D. Maria II e começou a funcionar em 1846. Era iluminado a azeite, e o seu alcance luminoso rondava as seis milhas náuticas.
Hoje em dia modernizado e recuperado, a sua luz alcança 33 milhas náuticas. E é um dos faróis com maior alcance da Europa.
Visitas: quartas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00 (entradas gratuitas).
Farol de Alfanzina — Cabo Carvoeiro
Ainda no centro do Algarve encontramos o Farol da Alfanzina (ver video), conhecido como o Farol do Carvoeiro entre marinheiros e pescadores. Localizado na arriba que lhe dá o nome (Ponta de Alfanzina), entrou em funcionamento em 1920.
Com 23 metros de altura, 5 dos quais pertencentes à torre, tem um alcance de 20 milhas (53 km).
Visitas: quartas-feiras, das 14h00 às 17h00, com guia pelo interior do farol. Gratuito.
Farol de Santa Maria
Situado na ponta ocidental da Ilha da Culatra (conhecida pelos Algarvios por ilha do Farol), o farol de Santa Maria (video) é o ex-libris do local. Para lá chegar terão de apanhar o barco em Olhão e aproveitar para passear na Ria Formosa.
Devido à sua localização, a construção deste farol revelou alguma dificuldade. Aliás, mais tarde, em 1929, a torre teve mesmo de sofrer obras de reforço devido às oscilações causadas pela força dos elementos naturais. Esta situação voltou a repetir-se na década de 1997, altura em que o farol seria automatizado.
Visitas: quartas-feiras, das 14h00 às 17h00, e é gratuito.
Farol de Vila Real de Santo António
Em Vila Real de Santo António, no sotavento algarvio, podemos visitar o Farol e observar o mar, o rio Guadiana, Vila Real de Santo António, Espanha, e a sua envolvente de uma perspetiva única, numa visita guiada pelo faroleiro
O farol funciona desde 1923, na altura pelas mãos e sabedoria dos faroleiros; hoje pela precisão das máquinas automáticas.
Visitas: às quartas, das 14h00 às 17h00, é gratuito.
A Autoridade Marítima Nacional abre ao público vários Faróis todas as quartas-feiras, de forma gratuita e sem necessidade de marcação prévia, uma iniciativa destinada a dar a conhecer a missão dos Faróis e as funções dos faroleiros. Levem as crianças! É tão giro!
Lista de outros Faróis visitáveis em Portugal:
Bons passeios!