Férias em família não são um luxo. Férias luxuosas é que são um luxo! Férias em família são uma necessidade para uma vida equilibrada e saudável, tão importante como comer bem ou fazer exercício.
Há pessoas que quando estão muito stressadas, tiram um dia de folga extra, vão buscar as crianças mais cedo à escola. No dia seguinte estão de volta ao trabalho. Desculpem, mas isto não conta como férias. É um intervalo, uma experiência, uma mudança de ritmo na semana, mas não são férias realmente. Há quem diga que férias devem ser de 2 semanas a 1 mês. Nós não concordamos, pois assim seriam menos distribuídas ao longo do ano, e acumulávamos mais cansaço. E ainda, quanto mais longas, mais investimento num período curto. Mas 3-5 dias conta como férias.
Quando estávamos a estudar na universidade, stressados a cumprir as datas limite dos trabalhos, ocupados em tornarmo-nos mais independentes, equilibrando o caos dos estudos com uma vida social, férias em família era provavelmente a última coisa que nos passava pela cabeça.
Para a maioria de nós, que não tivemos a sorte de tirar uma ano sabático na Asia, viajar parecia um luxo inatingível. Contudo hoje em dia, crescidas e organizadas, há pessoas que conseguem separar algum dinheiro para passear com os filhos, conseguem os dias, e conseguem não ficar “depenados” o resto do ano. Se eles conseguem, os Duarte também conseguem, vocês também conseguem!!! Acreditem!
A começar pela ideia: viajar em família não precisa ser um luxo. Embora aquele casaco pareça valer mais do que uma viagem a Milão, é mais importante escolher passear, e com os filhos.
Se ainda precisam de um empurrão para o começar a fazer, aqui vão alguns motivos porque viajar em família deve estar no topo das vossas prioridades:
Viajar é mais barato do que pensam. Os filhos não acrescentam tanta despesa nas férias, para que isso sirva de desculpa tão frequente. Há imensos blogs e websites somente dedicados à arte de viajar com pouco dinheiro e eles podem ajudar, gratuitamente, a acharem o melhor destino de férias ou o preço mais baixo.
Viajar aumenta a saúde. A nossa e a das crianças. Os níveis de stress reduzem drasticamente em 2 ou 3 dias de viagem. E não é novidade nenhuma que os infantários são focos de contágio das mais variadas doenças, fazer uns intervalos, só vai ajudar. Estar com os pais aumenta os níveis de felicidade. O riso ativa as hormonas que atuam nas células, é comunicativo, espalha alegria e faz bem à saúde do corpo e do espírito. Por consequência, rir estimula o sistema imunológico, desce a pressão arterial e ativa as energias de auto-cura; fomenta o otimismo, a coragem, a serenidade e facilita a comunicação.
Viajar é conhecimento. Visitar património histórico, museus e tirar fotografias com monumentos conhecidos, aumenta o conhecimento acerca do mundo, muito mais do que outras formas de educação. Sabemos bem, como são “esponjas” as nossas crianças, e a facilidade com que memorizam nomes de lugares, comidas ou pessoas. Tirem vantagem disso.
Viajar liga as pessoas. Seja um ano ou 3 dias fora num país estrangeiro, podemos arranjar um guia de bolso (ou uma app como esta por exemplo: Tik talk Soft) e dizer algumas frases a pessoas que se vão cruzando connosco. Ser capaz de comunicar com pessoas de diferentes culturas ajuda-nos a construir uma sensação de confiança, é definitivamente uma habilidade muito útil para a vida! As crianças são as primeiras a sentir necessidade de se expressar na língua local, e aprendem o Por favor e Obrigado em menos de 2 minutos.
Antecipação da aventura. Há tanto para fazer em casa enquanto não chega o dia do passeio. Preenche os dias aborrecidos da espera. Viajar é a melhor forma de experienciar mais da vida. Um passeio pedestre numa montanha perto de casa, ver elefantes em estado selvagem ou dormir numa tenda no deserto, sermos aventureiros é construir uma vida cheia de memórias. Os miúdos não se lembram? Lembram sim ou lembramos nós para sempre!
Comer. Não há muita coisa a dizer, pois não? Comida é sempre um excelente motivo para viajar. “Quem não é bom para comer, não é bom para trabalhar viajar!
Bons passeios!