Há alguns anos atrás, talvez 15…, Faro era uma cidade com muitos habitantes mas com muito pouca coisa a acontecer. De inverno ainda havia movimento, muito graças aos estudantes universitários, mas de verão era um deserto. Quem queria agitação, rumava a Albufeira. Quem queria comer bem, dáva um saltinho à vizinha Olhão. Quem queria cultura (teatros, concertos, festivais, etc) tinha de ir até Lisboa, ou até outro grande centro urbano.
Hoje Faro está diferente. Os farenses fizeram um grande esforço para colocar Faro no mapa dos eventos, para mostrar ao Mundo a beleza desta pequena cidade e da maravilhosa Ria Formosa que a rodeia. Os farenses abriram restaurantes, bares, lojas, hostels, fizeram um sem número de festivais e devolveram vida a esta localidade.
Quem visita Faro hoje em dia, vê turismo, ruas animadas, VIDA.
5 COISAS IMPERDÍVEIS EM FARO
1- Subir ao sino da Sé
Atrás do sino da Igreja da Sé existe uma varanda, que tem a melhor vista da cidade. Os farenses ao sábado não pagam, e nos restantes dias qualquer pessoa pode subir por 2€.
2- Ver o pôr-do-sol
Está calor, apetece uma bebida com vista priveligiada, até o sol se pôr.
Nós gostamos especialmente deste cantinho sossegado, no topo do do Hotel Faro, o Cosmopolitan. O nosso miúdo conhece o espaço, não tem perigos e pode circular por ali à confiança, as crianças são bem-vindas e muito bem cuidadas pelo staff.
3- Visitar as ilhas da Ria Formosa
Qualquer uma, ou todas.
Todas as ilhas são bonitas, cada uma tem o seu espírito, o seu povo, os seus hábitos, mais turismo ou menos. Depende do gosto pessoal, há quem goste mais de uma ou mais de outra, mas ninguém pode dizer que alguma lhe desagradou!
Proliferam os transportes e os passeios às ilhas. Junto ao cais de embarque, encontra-se de tudo, passeios que incluem voltas por várias ilhas ou barcos directos a cada uma. É só escolher. Todos os dias pode ir a uma diferente, durante 1 semana: Ilha de Faro, Deserta, Farol, Culatra, Armona, Tavira, Hangáres. Passear nos canais da Ria Formosa, observar a vida selvagem, passeios de cayak, é só escolher!
4- Comer bem
Passear/viajar, é comer. E comer comida saborosa, é possível em Faro. Existe já muita oferta, em lugares tradicionais e com preços simpáticos.
Para mais informações sobre restaurantes em Faro, espreitem esta página: Petiscos do Vasco.
5- Ficar num Hostel no centro
Foram dezenas os que abriram nos últimos anos. Casas recuperadas no centro da cidade, decorados com bom gosto, adaptados ao clima aproveitando as varandas tipicas algarvias para as noites quentes.
Faro é uma cidade pequena e ficando alojado na baixa, vai a pé para todo lado, inclusivé para o barco que o leva até à praia.
Há muitooooooooooo mais para visitar na capital do Algarve, aguardem-nos!
Bons passeios!
Vai gostar de ler:
Percurso dos 7 Vales Suspensos – Algarve
Picnic no Cerro da Cabeça – Algarve