Dicas e Organização

Check-list de Viagem

Check-lists ou simplesmente listas/apontamentos são uma forma de organização simples mas muito eficazes. Pilotos, médicos, engenheiros, astronautas… são grandes utilizadores de check-lists. Confiar no cérebro pode levar a que alguma coisa nos escape, e além disso, ter tudo numa lista organizada é também uma maneira de aliviar a ansiedade, detectando falhas/faltas, aumentando a eficácia, a exactidão e o foco na tarefa.

Quando temos uma lista de tarefas e não escrevemos algures (papel, telemóvel, tablet, agenda electrónica…) o que o nosso cérebro faz o tempo todo é lembrar e re-lembrar das coisas, levando a um cansaço muito rápido e aquela sensação que parece que pensamos no mesmo assunto 24 horas por dia.

Na nossa vida pessoal, no trabalho e no lazer (whoop whoop!) as check-lists devem ser uma rotina.

Organizar uma viagem pode tornar-se numa tarefa complicada, dependendo da sua dimensão. Há muitas coisas a ter em conta e, até podemos esquecer de levar o guarda-chuva, mas nunca poderemos esquecer de verificar a validade do passaporte, ou a viagem pode ficar comprometida.

Quando há crianças as tarefas multiplicam-se e, em sentido inverso, o nosso tempo livre subtrai. Conscientes disso, os Duarte fizeram um Check-list de Viagem que podem imprimir e colocar na porta do frigorifico.

 Checklist de Viagem para imprimir (clicar aqui)

As listas em papel podem parecer um bocadinho antiquadas em plena era digital, mas muitas pessoas ainda as usam. Para quem gosta de se organizar em dispositivos móveis, recomendamos esta Check-list de Viagem: PackPoint (Android ou IOS) onde podemos colocar o destino, as atividades (praia, ski, etc) e a aplicação cria a sua lista de bagagem, conforme o estado do tempo no local. Pode-se personalizar colocando, ou retirando itens.

Check-list viagem
PackPoint

Bons passeios!

Vão gostar de ler:

As viagens salvaram-me a vida!

Porquê levar as crianças de viagem?? Não se vão lembrar de nada!

Viajar na gravidez – O que precisa saber