Roteiros

Ruínas Pollonaruwa Sri Lanka – Tesouro trazido à luz do dia

pollonaruwa

As ruínas de Pollonaruwa, são uma atracção do triangulo cultural (Sigiriya, Pollonaruwa, Dambulla), e embora apareça, em muitos sites e blogs, como o monumento mais espectacular. Nós achamos que a espectacularidade vem do facto de estar tão bem recuperado e preservado, de se poder circular de bicicleta (a pé seria demasiado) e de o espaço ser ocupado por tanta vegetação, como templos (ruinas de templos). É local para se ver em dois dias, mas nós não tínhamos essa informação e só fomos um dia, deixando algum coisa por ver.

O complexo de templos, mosteiros e um enorme lago, foram construídas no séc XII. Mas após a morte do rei Nissankamalla, foram invadidos e posteriormente abandonados em 1293. Rapidamente a selva tomou conta do espaço e quem não visita o museu de arqueologia, perde uma oportunidade de ver como estava tudo soterrado antes da recuperação. Foi o trabalho notável trazer “à vida” as ruínas em 1982, quando se tornaram património da UNESCO.

Os bilhetes custam 25$, e as crianças pagam metade.

Recomendamos fazer o percurso de bicicleta. A pé é demasiada distância entre monumentos, para quem leva uma criança. E de autocarro ou táxi, perde-se as paisagens e o ambiente relaxante. De bicicleta, também tem a vantagem de os vendedores não nos acharem tão “atrativos”, como os visitantes que vêm de autocarro ou carro particular.

Existem vários pontos de venda de bebidas e vários WC espalhados.

sri lanka com crianças

A não perder:

  1. Royal Palace

pollonaruwa

As colunas indicam que o palácio teria vários andares, pensasse que sete, mas vários seriam feitos de madeira e não resistiram ao tempo. As 30 colunas que lá permanecem mostram aos visitantes a base da estrutura, e podem ver os buracos nos tijolos de pedra onde passavam as traves de madeira.

sri lanka com crianças
Palácio como seria antigamente – Museu Arqueológico Pollonaruwa

2. Audience Hall

A pedra está toda ornamentada com elefantes, leões e duendes.

É possível subir e admirar a vista lá de cima.

sri lanka com crianças3. Royal Baths

Sri Lanka com crianças
Tripadvisor

No canto oeste do espaço do palácio, após o auditório, situam-se as piscinas reais. Ainda lá estão os crocodilos de pedra, de boca aberta de onde saía a água fresca que enchia os tanques.

4. Sacred Quadrangle

sri lanka com crianças

É o monumento mais conhecido de Pollonaruwa. Este espaço é formado por um grande número de edifícios fascinantes.

Foi construído num terraço alto. No centro tem um Stupa (ou Dagoba) rodeado por quatro Buddhas virados para  quatro entradas, que são os pontos cardeais.

sri lanka com crianças

Stupa: tipo de arquitetura Budista, feito totalmente em tijolos. No centro tem alguma relíquia. Não são ocos, ao contrário do que parecem.

sri lanka com crianças
Museu arqueologico – como seria antigamente o monumento

5. Shiva Devale n2

sri lanka com criançasÉ o edifício mais antigo de Pollonaruwa, data de 1070, quando invasores da India ocuparam a cidade. É um dos poucos templos Hindus por ali, erguidos para Shiva (Deus do Hinduísmo). É feito totalmente de pedra e está praticamente na mesma condição de quando foi construído. Impressionante não é?

6. Rankot Vihara

sri lanka com crianças

Foi o maior stupa que vimos no Sri Lanka. Mas é o 4º maior. Tem 54 metros de altura (estima-se que originalmente tivesse 61 metros), e as casinhas que o rodeiam estão quase vazias.

Rodeado de pátios de areia e totalmente construído em tijolos, é um monumento impressionante, que estava todo soterrado pela vegetação. É difícil imaginar a emoção dos arqueologistas quando encontraram este gigante “Stupossauro“.

7. Buddha Seema Pasada

sri lanka com criançasÉ o que resta de um mosteiro. Pela quantidade de pilares de pedra que ainda resistem , pensasse que teria cerca de 12 andares. No centro há uma área mais alta que seria para os mais altos membros do mosteiro.

8. Gal Vihara

sri lanka com crianças
Historical Places

Um conjunto de quatro estátuas do Buddha, construídas de a partir de uma só peça de granito, demonstrando a arte milenar cingalesa de esculpir a pedra. A mesma pedra tem inscrições do código de conduta dos monges que ocupavam esta área de Pollonaruwa. Gal Vihara, significa Mosteiro de Pedra.

A maior de todas, representa Buddha deitado na sua entrada para o Nirvana.

9. Lankatilaka

sri lanka roteiro
Lankatilaka Vihara Tour

As paredes de 17 metros ainda estão de pé e guardam uma imagem de Buddha, do mesmo tamanho. A estátua já não tem cabeça, mas o aspeto de catedral, deixa a ideia de ter sido um local de alta importância no reinado de Parakramabahu. Os dois pilares da entrada teriam o dobro do tamanho que têm hoje.

À entrada, como todos os templos tem 2 guardas de pedra:

Naga-Raja
Guardas do templo: Naga-Raja

Naga-Raja: os guardas dos templos são muitas vezes representados com várias cobras em redor da cabeça. A cobra era considerada a guarda das águas e dos tesouros.

10. Os jardins

Pollonaruwa é um jardim gigante, onde passear é uma atividade relaxante. Há borboletas por todo lado, macacos pacíficos e iguanas ao sol.

O terreno é plano e as paisagens verdes guardam toda esta cidade milenar. A cada esquina, aparece um monumento. Atrás de uma sebe de arbustos saem templos gigantes. E nunca temos a verdadeira ideia da dimensão do espaço, até o percorrermos todo.

pollonaruwa o que visitar

Bons passeios!

Vai gostar de ler:

pollonaruwa roteiro
Sri Lanka – o nosso roteiro
singapura roteiro
Singapura com crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *