Viajar com as crianças é altamente gratificante para os pais. Diante dos nossos olhos tudo acontece em slow motion e nós ficamos mais conscientes das mudanças. No dia-a-dia, entre banhos, infantários e refeições, dá a sensação que crescem e não damos por nada.
Ups, as calças já estão curtas outra vez!
Nas férias há uma coisa rara, nos dias de hoje: tempo. Tempo para contemplar. Tudo.
Mas também, nas férias com crianças, o tempo livre tem contornos diferentes. O relógio biológico deles continua o mesmo. E, esse relógio, continua a acordar ás 08 horas e a adormecer para a sesta ás 14 horas, e por aí em diante.
O que quer dizer, que seria fantástico acordarmos ás 11 horas e “preguiçar” até ser de noite, mas não dá! Isso foi na nossa outra vida. Vivida, que não volta atrás.
Agora adicionámos animação!
Então aqui ficam 10 ideias para entreter os vossos pequenos viajantes em Moçambique, nos bocados em que estão acordados:
– Ir a praia
As praias são boas. A água está a 29 graus. Parece que mergulhamos num chá. No geral, os miúdos adoram o mar e não querem de lá sair.
Cá fora, também é bom. Há milhões de conchas e búzios, fantásticos para apanhar alguns, guardar e, mais tarde pintar.
– Observar a fauna e flora existente
Que criança, não gosta de explorar os bichinhos? Cuidado com as cobras, e vamos lá!
– Brincar em parques exteriores
Seja num parque infantil em zona de cidade, resort ou alojamento local, o divertimento exterior não tem fim. Para quem vai no Verão, entre as 11 horas e as 16 horas, está muito quente. Mas qualquer outro horário, é perfeito.
– Conhecer os costumes locais
Explorar, conhecer, ver, cheirar, mexer, eles adoram! Dar comida aos coelhos, apanhar ovos no galinheiro, correr com os cabritos, fugir do cão e arrumar ossos de baleia, são tudo experiências que não têm em casa e, jamais vão esquecer.
– Visitar mercados e feiras
Óptimos para comprar umas lembranças para levar para casa, mais barato do que lojas ou centros comerciais. Conversar com os vendedores ou comer qualquer coisa, é também possível.
– Fazer uma viagem pequena
As estradas são muito más em algumas partes do país, mas outras nem tanto.
Fazer um passeio por caminhos alternativos, tem o seu encanto. As paisagens são inigualáveis e a adrenalina é uma constante. Os miúdos gostam dos saltos, devido aos buracos.
É cansativo. Um percurso de 90km pode demorar 4 ou 5 horas a fazer. Fomos de Catembe até Ponta do Ouro e será, um passeio que jamais esqueceremos.
– Provar a comida local
O vosso pequeno viajante não adora um bom petisco? Não faz mal! É tudo muito bom! Alguma coisa há-de gostar.
Desde ganso assado, a cabrito, passando pelo caril de camarão e arroz de coco, nham nham! Frutas, muitas frutas.
– Ensinar como se apanha e faz ameijoas a moda Portuguesa
As praias têm tantas ameijoas que, não precisa mais de 15 minutos para encher um balde. É esperar pela maré baixa, e elas estão fora da areia! às mãos cheias.
As crianças gostam de apanhar e, mais tarde comer. Aliás, crianças e adultos.
– Visitar a Reserva dos Elefantes
Vale a experiência de ver os elefantes. Mas é muito cansativo fazer o caminho até lá. Aconselhamos a crianças um pouco maiores que o André, que tem 2 anos e meio.
De que serve fazer um longo caminho para ver os elefantes e depois começar uma gigantesca birra de cansaço? que acaba a dormir?
Havemos de voltar! E mantemos o plano de lá acampar.
– Visitar o Kruger Park
Moçambique fica junto a África do Sul e, colado ao Kruger National Park.
É necessário ter um visto para Moçambique de entradas múltiplas
, pois vão atravessar a fronteira do país. Caso queiram regressar.
Aproveitar a viagem a Moçambique para ir ao Kruger, é adicionar valor ao bilhete, pois é perto e a estrada de acesso é boa.
Está na nossa lista.
(fonte: www.sunsafaris.com)
Bons passeios!