Contos de Viagem Dicas e Organização

14 Frases que os Bloggers de Viagem mais ouvem

bloggers de viagem

Ser Blogger de Viagem (termo ao qual ainda nos estamos a acostumar), é uma paixão e traz muita felicidade. É uma paixão que nos dá muito trabalho, até costumamos dizer que “só quem tem um blog, pode saber o trabalho que dá”, são muitas horas de pesquisa, muitas horas a estruturar textos, muitas horas a editar fotos e vídeos, a “alimentar” várias redes sociais, etc.

Nos últimos 3 dias conhecemos vários blogs, numa iniciativa do Travel Bloggers PT, descobrimos que todos nós ouvimos as mesmas frases de amigos e familiares, acerca da nossa paixão, que aos olhos dos outros parece só ter vantagens: mais férias, andamos sempre de malas feitas, temos imenso dinheiro que cai do céu, e todo tipo de ideias hilariantes e divertidas.

O que respondemos? Aqui estão as respostas de 14 Bloggers Portugueses às frases mais ouvidas:

(Isto é material de alta qualidade made in PT! )

Onde andam os Duarte?

Mas tu não trabalhas? Pois trabalhas no aeroporto oferecem bilhetes de avião!

bloggers de viagem

Cá em casa, temos as mesmas férias que a maioria dos Portugueses tem: 22 dias úteis por ano. Não temos nenhum desconto nas viagens, apesar de um de nós trabalhar no aeroporto (é uma pena, realmente) E, espantem-se: pertencemos à geração Mileurista, e um de nós nem isso, porque trabalha menos horas por semana para estar mais presente na vida do filho, e em casa. Imagine-se 😊
Se para algumas pessoas serem felizes precisam: comprar motas, casas, ter roupa cara e telemóveis topo de gama, heranças para deixar aos filhos depois de morrer, ter tudo e mais tudo. É apenas uma opção de vida. Levar as crianças a viajar, ou a sair da sua zona de conforto, traz uma série de benefícios para o seu desenvolvimento. Refutamos a ideia de que elas “não se vão lembrar de nada”, demonstrando que as memórias e as vantagens se encontram muito além do prazer da família estar toda junta, e vão até ao nível do desenvolvimento cognitivo dos nossos mini-viajantes.

 

Destinos Vividos

Estão sempre na boa vida
bloggers de viagem

Parece que por gostarmos de viajar estamos sempre na boa vida, quando na realidade, temos um emprego (como todos), temos apenas 22 dias de férias (como a grande maioria), e ainda temos outro trabalho, o nosso blogue. Quem nos conhece de verdade, sabe que na realidade estamos constantemente a trabalhar, os nossos cérebros não param. No meio das nossas 40h (ou 60h semanais) ainda temos de trabalhar ao chegar a casa, porque o nosso emprego não é daqueles em que podemos “desligar” ao sair. Ainda assim, nos “tempos livres”, pesquisamos e planeamos viagens, escrevemos e editamos artigos, gerimos e publicamos nas redes sociais e, quando viajamos ou passeamos, já estamos a pensar nos futuros artigos e publicações. Não conseguimos parar, mas adoramos cada segundo, por isso talvez seja verdade, temos uma Boa Vida.

Um dia vamos

Vocês devem ter mais do que 22 dias de férias…bloggers de viagem

Vamos lá desmistificar este fenómeno que escandaliza e leva as pessoas a pensarem que fazemos vudu com os dias de férias. Infelizmente não, não temos mais do que os 22 dias (crying face).
No entanto, a nossa última viagem durou 22 dias e ainda temos 7 dias de férias disponíveis. Será magia negra? Não, gente boa, os dias de viagem contam também com fins de semana e feriados. Na verdade, desta vez nem otimizamos muito, porque usamos 15 dias, mas já fizemos uma viagem de 12 dias usando apenas 6 dias de férias.
O segredo para aproveitar ao máximo é utilizar TODOS os dias ao nosso dispor. Simples 🙂

Plano (V)ida

Como é que têm dinheiro para tantas viagens?bloggers de viagem

Acerca do que nos dizem sobre este nosso “Plano (V)ida”… Já alguma vez pararam para pensar em todas aquelas “famosas” frases que já ouviram sobre esta coisa de viajar? Todas aquelas frases feitas que só são referidas por alguém que não entende mesmo este vício? Pois bem, nós já!
Não, o nosso ordenado não estica. Não, não deixamos de ter vida social… Todos os meses tentamos juntar algum dinheiro. Der por onde der, o mealheiro tem de encher para nos proporcionar a realização do nosso maior sonho. Conhecer o mundo! O primeiro passo está na decisão de poupar. Poupar está para as viagens como as dietas para o verão. É indispensável!

Let’s Run Away

Aproveitem agora, que quando tiverem filhos acabou-se a boa vida

Receamos provocar ataques cardíacos em algumas pessoas, mas temos que dizer que não planeamos deixar de viajar quando tivermos filhos. Com tanta coisa para lhes mostrar fora de casa, por que razão haveríamos de os privar?
Temos ambos a sorte de ter viajado desde pequenos, e não nos parece que tenhamos sofrido com isso (até pelo contrário). Há, claro, a parte económica. Será mais caro viajar. E, mais tarde, a adaptação às férias escolares. Teremos também que adaptar as nossas viagens à idade deles, mas faremos questão de lhes mostrar o mundo. Desde sempre.

Nunca Páras Quieta

Ganharam o Euromilhões?bloggers de viagem

Quando nos dizem isto a nossa primeira reação é rir! A segunda é rir ainda mais alto!
Nenhuma de nós é rica – longe disso! Por isso, o nosso segredo foi aprender a poupar, cortar aqui e ali, e comprar só aquilo que é mesmo necessário (vá somos 4 miúdas também temos as nossas guilty pleasures!!)
Mas conseguimos viajar da maneira mais rentável e mais barata. Procuramos as viagens mais em conta, partilhamos quarto se for necessário e marmitamos muito (nessa área somos peritas), viva a baguete!
Hoje em dia só não viaja quem não quer, É tudo uma questão de escolhas!
Ps: #opobretambemviaja

O Mundo em Duas Mochilas

Mas tu estás sempre de férias?bloggers de viagem

Isto parece uma daquelas perguntas “com rasteira”. Se nos perguntam por curiosidade, o segredo está no planeamento, por exemplo, estão a ver preparar um casamento? Isto é ainda mais fácil!
Em cada ano, é agarrar no calendário e procurar todas as oportunidades possíveis e imaginárias de aproveitar feriados e fins de semana, para potenciar os dias úteis de ferias a que temos direito. Se nos perguntam por gozo, podemos sempre dizer que concorremos a um subsídio da Segurança Social que nos paga ordenados por inteiro durante 5 anos, com a obrigação de viajarmos o máximo que pudermos 😊

Gato Vadio

Outra vez?? Queria ter a tua vidinha!bloggers de viagem

Sim, outra vez! Temos 365 dias por ano e apesar de estarmos limitados porque um de nós trabalha por conta própria, trabalha aos Sábados e é completamente insubstituível no trabalho, tentamos aproveitar todos os Domingos e feriados e preferimos a época baixa para alargar os nossos horizontes.
Não é fácil para os trabalhadores independentes deixarem de trabalhar e, como é obvio, abdicarem de ganhar mas já chegamos à conclusão que viajando, enriquecemos muitos mais. A “nossa vidinha”, está acessível a qualquer um… basta uma boa gestão financeira, um plano anual bem organizado e planeado com bastante antecedência.

 

Wandering Life

Então mas tu não trabalhas?bloggers de viagem

Sim, eu trabalho! Hoje em dia há imensas formas diferentes de trabalhar, além de estar num escritório de 2ª a 6ªfeira das 9h até às tantas. Eu escrevo sobre viagens, no meu horário, na minha casa ou no café onde vou muitas vezes e em qualquer lado do mundo onde eu esteja.
E escrever sobre os passeios que faço implica pesquisar, visitar, fotografar, filmar e finalmente por as palavras em papel. Mas claro que isto não basta, afinal de contas que interessa escrever se ninguém lê? Então é preciso saber como o Google funciona, de que forma é possível aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, de que forma temos de publicar nas diferentes sociais ou a que horas e quais as melhores hashtags do Instagram.
E sim é possível viver disto, ter um blog não dá dinheiro, mas com a influência que ganhamos sim.

Tripper

Mas como é que fazes dinheiro com um blog??bloggers de viagem

Tinha saído de um emprego corporativo numa outra área, em completo burnout. O blog começou como portfolio de escrita online (e ainda é) porque queria escrever profissionalmente mas tinha que “mostrar trabalho”.
“Ah e então começaste o blog e depois descobriram-te?” Não. Aprendi mais skills nos últimos 4 anos sozinha do que em formações nessa empresa. SEO (aprender a escrever conteúdos online para que as pessoas nos encontrem) é aquele que mais valorizo. É através do blog que arranjo trabalho e “faço dinheiro”.
Não há milagres! Há trabalho e aprender a não pôr os ovos todos no mesmo cesto.

Por Aí Com Amor e Contigo

Agora que está grávida acabaram-se as viagensbloggers de viagem

Ouço isto há dois meses, desde que comecei a dizer às pessoas que ia ser mãe outra vez! Não sei quem foi o iluminado que espalhou a ideia de que a gravidez ( uma gravidez normal e sem riscos, naturalmente) é um fator impeditivo para viajar.
Na verdade, se digo que vou acampar, sou maluca, se digo que vou para a Ásia, já tenho de ser internada! Existem cuidados acrescidos, certo! Felizmente sou uma pessoa que gosta de se informar e ainda vou sabendo cuidar de mim e dos meus! Já perdi tantas oportunidades na vida, que está na altura de não as deixar escapar mais! Mesmo estando grávida 😉

TravelB4Settle

Quem me dera poder fazer o mesmo que vocês, que sorte!bloggers de viagem

Nós acreditamos que o arrependimento é um veneno e vivemos de forma a evitar a crise dos 40! Basicamente, achamos que há tempo para tudo e, tal como o nosso nome indica, queremos muito um dia assentar, ter filhos, etc., mas até lá pretendemos descobrir o mundo e viver experiências que nunca teríamos se não estivéssemos a viajar!
Sabendo que o nosso sonho era viajar muito mais do que apenas 2 ou 3 semanas por ano, sabíamos que tínhamos que seguir um caminho diferente! Ao descobrir-mos que existe uma comunidade enorme de pessoas que viajam o mundo enquanto trabalham on-line soubemos que tínhamos encontrado esse caminho! Se é fácil? Claro que não. Estar longe da família, abdicar de um curso superior paga pelos nossos pais e da estabilidade de um emprego não é fácil. Mas quem disse que seguir um sonho ia ser fácil?
Nós criámos o TravelB4Settle não só para motivar viajantes mas para explicar e mostrar que a sorte não existe, constrói-se!

Sempre Entre Viagens

Então, hoje estás por cá?bloggers de viagem

Eu vivo em Vila Praia de Âncora, uma vila pequena onde as pessoas se cruzam a toda a hora e apesar de estar por fora em viagem no máximo uns 10 fins-de-semana por ano, é inacreditável a quantidade de pessoas com que me cruzo na rua nos outros 42 e acha muito surpreendente eu não estar “de passeio” 🙂 Infelizmente só tenho os mesmos 22 dias úteis de férias que o resto do mundo.

The Blondie Traveler

Há grandes vidas!bloggers de viagem

Esta é a frase que em tom de ironia que tanto oiço! Por norma respondo…Cada um escolhe a sua! Eu percebo que quem ande nestas andanças das viagens desperte a curiosidade de muita gente, mas é incrível como ainda existem tantas pessoas que só se focam em invejar e criticar em vez de potenciar ou se inspirar!
Por de trás de um viajante ou blogger de viagens está uma pessoa normal, que trabalha muito para conquistar o que tem, que faz cedências e estabelece prioridades. Se há uns anos era feliz a comprar um par de botas caro ou uma mala, hoje em dia valorizo mil vezes mais a experiência e a vivência, o dinheiro deixou de ser para comprar coisas que não me fazem feliz!
Há grandes vidas é verdade, mas não se esqueçam que por de trás de quem viaja está um conjunto de sacrifícios e escolhas! Não sou nenhuma guru mas acho que a fórmula é simples, quem não está feliz com a sua vida, tente mudar alguma coisa! E eu, sou feliz a viajar, a partilhar e a inspirar!

Bons Passeios!

viagens em família
Para viajar não é preciso ser rico
blog de viagens
Férias com as crianças. Somos TODOS capazes! €€

 

 

 

2 Comments

  1. Gosto duma que é “as minhas férias? Foram normais, nada como as viagens que tu fazes. Já conheceste tantos sítios, pensei que não ias querer saber”
    Percebemos que as pessoas não nos contavam tantas vezes sobre as suas viagens porque eram “normais” enquanto que idealizavam que as nossas eram só magia e deslumbre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *