Roteiros

Ilha do Farol

ilha do farol

A Praia do Farol, ou Ilha do Farol como é chamada pelos locais, está realmente situada na Ilha da Culatra no concelho de Faro e, deve o seu nome ao antigo Farol do Cabo de St.ª. Maria, que lá reside. Esta Ilha faz parte das ilhas barreira que protegem o Parque Natural da Ria Formosa, e é um lugar imperdível.

ilha do farol
Há 4 Faróis no Algarve que podemos visitar!

Como chegar à Ilha do Farol?

O acesso à Ilha do Farol faz-se de barco, durante cerca de 45 minutos e é um passeio muito agradável e nada cansativo. Os miúdos gostam muito! Especialmente se forem na parte de fora do barco, espreitando as margens onde passeiam caranguejos, observam o movimento de barcos nos canais, a paisagem da ilha a aproximar, as gaivotas que perseguem os pescadores, e de brinde alguns salpicos de água salgada.

Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (na Baixa). O preço é de cerca de 5€ para os adultos e 2,50€ paras as crianças (4-11 anos), ida e volta.

ilha do farolA Ilha é habitada e a sua povoação dedica-se maioritariamente à pesca e produção de bivalves.

É actualmente mais turístico, do que no passado, e já existe bastantes alojamentos disponíveis, que podem ser encontrados no Airbnb. Mas esta praia paradisíaca possuí um longo areal que, para nascente, se vai tornando aos poucos mais tranquilo, possibilita o relaxamento, e oferece espaço para famílias espalharem toda a parafernália de baldes e pás, sem incomodarem os vizinhos. As águas são muito calmas e límpidas.

Encontramos sempre uma vasta oferta de peixe e marisco muito fresco nos restaurantes da Ilha: Associação do Farol e o À do João.

Para quem é adepto da pesca encontra num pontão logo ali ao lado, do proeminente farol, um lugar para apanhar algum peixe. Para nós, é um passeio obrigatório para tirar fotografias e conversar com os pescadores.

ilha do farol

Bons passeios!

Todas as fotos foram tiradas pela Drone Works, Pedro Vargues. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *