Roteiros

Aldeia dos Smurfs – Júzcar, Andaluzia

aldeia dos smurfs

Na nossa volta pela Andaluzia, após visitarmos Córdoba, quisemos visitar a pitoresca aldeia dos Smurfs: Júzcar. Além do mini-viajante, nós também estávamos curiosos com a história do local.

Que percurso fez esta aldeia, quase desabitada, até ao simpático número de 80.000 visitantes por ano?!

 

Em 2011, Júzcar foi escolhida pela Sony Pictures como cenário para a estreia do seu filme 3D The Smurfs. Para promover o filme, a Sony pintou todas as casas de cor azul. A aldeia que antes recebia cerca de 300 turistas por ano, chegou a receber mais de 80 mil visitantes em 2011, e passou a ter 250 habitantes com negócios de alojamento, restauração e lojas de material promocional do filme. Os habitantes votaram para manter a sua aldeia azul.

A escolha deste local foi baseada nos cogumelos que são característicos da zona, e os Smurfs são conhecidos pelo seu amor a este fungo.

O que aconteceu em 2017 à aldeia dos Smurfs?

Em 2017, a aldeia foi proibida de promover o turismo usando os Smurfs, numa ação judicial que Pierre Culliford (artista Belga que criou os Smurfs) moveu.  Esta aldeia era originalmente branca tradicional da região, e a garrida pintura azul era apenas temporária. Contudo, o turismo desenvolveu-se, com a ajuda de fãs do filme que viajavam para ver o cenário, murais e esculturas. Os locais vestiam-se como as personagens e pousavam para as fotos.

aldeia dos smurfsNem os 12% pagos pelos habitantes, em direitos de autor, a Pierre Culliford, evitaram este desfecho a 15 de Agosto de 2017, quando a Câmara anunciou que todas as imagens e referências à marca iriam ser removidas.

Certo é: a aldeia está lá, um ano depois, e a temática mantém-se. Até quando, não se sabe, o melhor é ir o quanto antes!

aldeia dos smurfsMesmo à entrada da aldeia, à esquerda, existe um posto turístico onde é entregue um mapa com os vários roteiros, que incluem atividades (provar castanhas, fazer chapéus de Smurf personalizados, saltar em camas elásticas, etc.) com um animador, em vários pontos de interesse. Existem vários miradouros, pois a aldeia está situada na montanha, todos assinalados no mapa.

aldeia dos smurfsExistem 3 ou 4 restaurantes apenas, muito pequenos e muito concorridos nos fins de semana. Escolhemos o Restaurante Taberna, e foi a melhor refeição que fizemos nesta viagem.

Um dia, com crianças é suficiente para visitar toda a aldeia, e ainda parar para almoçar.

aldeia dos smurfs

Bons Passeios!

aldeia dos smurfs

One Comment

  1. Que história interessante. Estivemos recentemente no museu da banda desenhada em Bruxelas, e vimos como os belgas adoram os Smurfs e o Tintim. É um património muito querido. Mas também entendo que a pequena aldeia espanhola tenha querido explorar a marca, para atrair turistas (e está aqui muito mais próximo), ainda que o branco dê muito mais jeito durante os seus verões abrasadores.
    Beijinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *