Posts sobre viajar Roteiros

Ronda, Espanha para quem gosta de cultura

ronda espanha

Ronda é uma cidade em Espanha, mais exatamente na comunidade da Andaluzia. Abraçada por um penhasco, dois parques naturais e um rio, a cidade de Ronda é conhecida pela sua ponte e pelas paisagens montanhosas.

ronda espanhaQuando preparámos estes dias de viagem de carro pela Andaluzia, não fizemos muitas pesquisas. Ficámos boquiabertos com a cidade árabe de Córdoba, e dificilmente Ronda iria superar esta sensação de coração cheio, de quando se vai a um lugar pela primeira vez, e fica logo a vontade de voltar rápido.

Ronda o que visitar?

Chegámos a Ronda no início da tarde. O dia estava bonito, fizemos check-in no Hotel Dom Miguel (que prometia vista para a famosa ponte), e fomos logo dar um passeio.

Não passa despercebida a ninguém a ponte por cima de um desfiladeiro de 98m, que liga a zona moderna e o centro histórico, e era a primeira atracão que queríamos ver.

É alto. Com uma criança pela mão, hesitámos.

Observámos primeiro. Estava muita gente aquela hora, e vários grupos de excursões.

No entanto, havia algumas crianças por ali a caminhar, e logo percebemos que os miradouros têm grades, e o restante muro da ponte é muito alto para uma criança pequena trepar. Porém, não é lugar para aliviar a sua mãozinha.

ronda espanhaUfa! Vamos lá!

A Ponte Nova tem este nome, porque antes dela existiu outra que, após 6 anos de construída, caiu matando 50 pessoas. Esta nova ponte demorou 42 anos a ser contruída, e ali se mantém bem firme desde 1793!

Por baixo, muito ao fundo, corre o rio Guadalevín. De um lado da ponte observamos o seu leito calmo e muita vegetação, e no outro lado cai uma cascata.

Existem vários pontos de observação em ambos os lados da ponte. E para fotos de baixo para cima, que são o postal turístico da cidade, a escolha vai depender do grau de aventura de cada um, se gosta de trilhos sinuosos, caminhadas, etc

ronda espanhaNa entrada da ponte (lado zona histórica) está um Centro de Interpretação sobre a obra de engenharia setecentista, a história, geologia, flora e fauna da região, e assinalados no mapa os trilhos e miradouros.

No lado oposto, está o belíssimo Palácio de Congressos de Ronda.

ronda espanhaDispensámos os trilhos e fomos em direção ao Miradouro de Ronda, que não tem vista para a ponte, mas sim para a montanha. À sombra do coreto, um senhor tocava guitarra de olhos fechados e voz sentida, cenário perfeito para este fim de tarde andaluz.

ronda espanhaNo dia seguinte, começamos com um pequeno-almoço espanhol de tostada com tomate, churros e café com leche, que parece não combinar nada, mas é bom. O pequeno-viajante comeu ovos mexidos, pão e leite, fez cara feia ao tomate!

Estávamos mesmo no centro histórico, pois o hotel que tinha prometido pequeno-almoço com vista para a ponte, está em remodelações e os hóspedes estão na rua das traseiras, sem vista.

Aproveitamos para iniciar o passeio com um café com vista para a Plaza del Socorro.

ronda espanhaFomos ver a Praça de Touros. Ronda é apelidada como a cidade-berço das touradas. A zona tem um posto de turismo, vários cafés, restaurantes, lojas de recordações e uma grande estátua com um touro, onde toda a gente pousa para a fotografia. É um lugar que tem bastante gente, todo o dia.

Ronda, visita-se em um dia ou dois (melhor), se estivermos de passagem. Mas, é um local onde muitos espanhóis vão para descansar e passar vários dias, na sensação de calmaria de vila entre montanhas.

Ronda ficou para trás, agora seguimos para a Aldeia dos Smurfs, Júzcar.

Bons Passeios!

ronda espanha

One Comment

1. Na próxima semana vamos passar uns dias na província andaluz e Ronda está na nossa lista. Não certamente por ser a cidade berço das touradas, que eu sou totalmente contra, mas pela sua localização e paisagem. Por isso vim aqui ler aquilo que escreveste para ver se tirava ideias. Beijinhos, Patricia