Posts sobre viajar

Festival das Lanternas na Tailândia – Loy Krathong e Yi Peng – Tudo o que precisam saber

festival das lanternas tailândia

Festival das Lanternas na Tailândia – Loy Krathong e Yi Peng – O que precisam saber

Já tinhamos visto dezenas de fotografias do Festival das Lanternas na Tailândia. Ficámos com muita vontade de assistir a este festival, mas só quando começámos a procurar informação, e especialmente, quando o experiênciamos em diferentes lugares na Tailândia, é que nos apercebemos do verdadeiro significado desta época festiva, do quão importante é para o povo tailandês e como o turismo de massas (em alguns lugares) pode destruir uma tradição milenar.

Juntámos a vontade de ver este festival, onde milhares de lanternas de papel iluminam o céu à noite, com o desejo de conhecer melhor o norte da Tailândia, o povo, as tribos que por lá habitam e os seus costumes.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Esta senhora estava em pose para fotografia (foto seguinte), aquilo perturbou-me, pedi por sinais que se sentasse normalmente ☺️ Assim está melhor!! 😍

Uma publicação partilhada por Viagens para famílias ✈ (@onde_andam_os_duarte) a

Foi por causa destas duas vontades combinadas, que acabámos por vivênciar um dos momentos mais bonitos da nossa história como família, arrastados para uma sucessão de acontecimentos inesperados, que acabaram por nos levar a cidades que não tinhamos planeado.

Tudo o que pesquisámos apontava Chiang Mai como o local onde as celebrações seriam maiores, o nosso plano contava em sair de Bangkok e chegar lá no primeiro dia do Festival.

Contudo, não esperávamos tamanha frustração com a antiga capital do Reino de Lanna! Se não tivessemos vivido a festa noutras cidades, teriamos ficado muito desiludidos e sem perceber o profundo significado religioso. Deixarem-nos estupefactos com a quantidade de pessoas por metro quadrado, não é fácil, mas aconteceu.

Mas já lá vamos.

O que é o Festival das Lanternas –  Yi Peng?

O Yi Peng Lantern Festival é um feriado especial comemorado pelo povo Lanna do norte da Tailândia, na lua cheia do décimo segundo mês lunar de cada ano, o que normalmente significa no meio de Novembro, mas isso pode variar.

O povo do Reino de Lanna (Reino de Milhões de Campos de Arroz) vivia na área que é hoje o norte da Tailândia. Descendentes modernos ainda estão espalhados por toda a Tailândia, mas a maioria ainda vive nesta região.

campos arroz tailândia
Campos de arroz na região de Pai

Chiang Mai é um importante centro histórico deste povo, e nesta época as casas e templos estão enfeitados com muitas lanternas de papel coloridas, e todos os dias aumentam as decorações até ao feriado.

O festival Yi Peng é conhecido pelas imagens de milhares de lanternas acessas (Khom Loi), feitas de papel de arroz,  que sobem o céu na escuridão, com mensagens escritas, orações e desejos.

Libertar estas lanternas simboliza deixar ir os infortúnios e receber mérito, um conceito muito importante no Budismo.

Significado do Festival da Lanternas- Yi Peng?

Os tailandeses acreditam que os rios estão cheios ao máximo e a lua está mais brilhante do que nunca, é o momento ideal para fazer uma oferenda e colocar um Krathong no rio. Ou então, lançar uma lanterna e fazer um desejo de boa sorte no ano novo.

Se a lanterna for libertada correctamente e se conseguirem segui-la pelo céu até desaparecer, é sinal de que o vosso desejo se vai realizar, caso façam boas ações durante o ano seguinte.

Se a lanterna se queimar à vossa vista, é sinal de muito azar!

festival da luzes tailândia
Krathong

O Yi Peng acontece ao mesmo tempo de outro festival tailandês importante, o Loy Krathong.

O que significa que é época alta na região, os preços estão mais elevados e há pouca escolha de alojamento. O melhor é reservar com um minímo de 3 meses de antecedência, pois os tailandeses viajam muito nesta data e reservam de uns anos para os outros.

Para além do turismo interno, o turismo internacional também é bastante, conforme o festival vai ganhando fama através das redes sociais e do programa de divulgação turística do governo tailândes.

O que é o Loy Krathong?

O Festival das Lanternas Flutuantes – Loy Krathong é comemorado em todo o país com lançamento de cestas em forma de lótus, decoradas com velas e flores nos rios. Chiang Mai, Sukhothai, Tak e Bangkok são os melhores lugares para celebrar o festival enquanto visitam o país.

loy krathong tailândia
Loy Krathong – Cidade de Tak

Em 2020, o Yi Peng Festival possivelmente será observado em 31 de Outubro, mas a época festiva começa 1 semana antes, como nós podemos comprovar na viagem, nas várias cidades onde parámos. Muito antes da lua cheia, as cidades viram-se para a organização daquilo que é uma mistura entre a nossa passagem do ano, santos populares e o carnaval, com desfiles, muita comida, feiras ao ar livre e muito fogo de artifício.

Loy significa flutuar, enquanto krathong é um pequeno recipiente, tradicionalmente feito de um pedaço de tronco de bananeira, contendo uma vela, incenso e flores. O krathong flutua na água e simboliza a vontade de deixar ir o ódio e a raiva. Loy Krathong é um dos festivais mais amados da Tailândia,  e ocorre na lua cheia de Novembro, que é o final da estação das chuvas.

Durante as noites do festival, o povo tailandês faz um desejo ao lançar seus krathongs nos rios. Algumas pessoas colocam cabelos e unhas dentro do krathong para afastar seus erros e pensamentos negativos. Outras libertam pássaros ou peixes.

É uma cerimónia de purificação para iluminar a mente

Datas do Festival das Lanternas nos próximos anos:

2020: 31 de Outubro
2021: 19 de Novembro
2022: 8 deNovembro
2023: 27 de Novembro
2024: 16 de Novembro
2025: 6 de Novembro

Durante o festival, podem ser vistos diferentes tipos de lanternas coloridas: casas e templos são decorados com as Khom fai (lanternas de papel), com Khom ter (lanternas com um pequeno pau) e Khom pariwat, lanternas giratórias colocadas nos templos.

Onde é o melhor local para assistir ao Festival das Lanternas?

Por toda a internet podem encontrar informação referente ao Festival das Lanternas a indicar que Chiang Mai é a cidade onde o festival é maior.

O Festival não é exactamente maior em Chiang Mai

Em Chiang Mai o Festival tornou-se tão famoso, que a população e até empresas estrangeiras viram ali uma oportunidade de negócio, organizam festas em áreas que podem acolher milhares (3000-6000) de turistas ao mesmo tempo, oferecendo espectáculos, jantar, a lanterna e criando o momento em que milhares de lanternas sobem pelos céus.

festival das luzes tailândia
Photo by Abby Kihano

Em Chiang Mai, realiza-se principalmente em dois lugares: o Centro Budista Lanna Dhutanka, atrás da Universidade Mae Jo, e o CAD de Chiang Mai, no Air Sport Farm.

Ambos têm uma programação semelhante para a noite, e os preços são também semelhantes. Custam entre 120€ a 300€ por pessoa. Nenhum fica em Chiang Mai exactamente, mas sim nos arredores, a mais ou menos 1hora de carro.

festival das lanternas chiang mai
Chiang Mai

Chiang Mai tem tantos turistas nestes dias, que chega a ser clautrofóbico. Principalmente a partir do fim da tarde quando todos começam a dirigir-se para a Tha Phae Gate, na zona histórica, ou para a ponte Nawarat. É impossível andar com uma criança pela mão, toda a gente se empurra para chegar perto do rio, para ver as lanternas, deitar o seu Krathong ao rio ou lançar também uma lanterna pelo ar.

viagem à tailândia com crianças
Viagem à Tailândia com crianças

Dica para ver as lanternas em Chiang Mai sem pagar bilhete:

Chegar antes do pôr do sol a Chansom Memorial Bridge (Khua Kag), uma ponte pedonal, 10 minutos a norte da Nawarat Bridge. Ficar por ali á espera que a noite chegue. Começam a chegar habitantes locais aos poucos para lançar a sua lanterna, numa zona com menos gente.

festival das lanternas tailândia
Margem do rio Chiang Mai

Vão ver várias lanternas a ser lançadas, tanto da ponte como nas margens, e têm tempo para fotografias e para apreciar o momento, que deve ser calmo e de introspecção.

festival das lanterna tailândia
Chansom Memorial Bridge

Assim que a noite cái por completo, esta ponte fica também cheia, tumultuosa, mas aí já têm as vossas memórias!

O mini-viajante teve o seu momento de sorte, quando umas senhoras o deixaram participar e segurar na lanterna, e ainda lhe deram outra. Felizmente estava por ali um tailândes que parecia super entendido na matéria das lanternas, tinha um isqueiro, explicava e ajudava toda a gente à sua volta.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Viagens para famílias ✈ (@onde_andam_os_duarte) a

Melhor lugar para ver o Festival das Lanternas

O melhor lugar depende daquilo que procuram. Se vão com um grupo de amigos e querem ver muita gente, beber uns copos, lançar as lanternas sem grande interesse pelo significado, Chiang Mai é o local indicado, sem dúvida.

festival das lanternas tailândia

Nos arredores de Chiang Mai é onde acontecem as largadas de milhares lanternas, mas lembrem-se de 3 coisas importantes: fotografar essas lanternas é difícil pois o momento dura 3-4 segundos desde que a largam até que nunca mais a vêm (é coisa para profissionais), e para estarem a pensar na foto não vão viver o momento. A terceira coisa é: se a ideia é ficar a observar a própria lanterna até ela desaparecer para dar sorte, no meio de milhares, vai ser impossível. Fica a dica!

festival sukhothai
Sukhothai

Se pretendem assistir a uma festa para tailandeses, numa zona histórica, com comida local, ver uma peça de teatro, pegar numa toalha e estender pelos jardins. Ficar a absorver a atmosfera de um festival que é profundamente religioso, que reúne familias inteiras e transmite uma paz incrível, então o locam que procuram é Sukhothai.

festival sukhothai
Sukhothai

Em Sukhotai a entrada no recinto da festa é gratuito, assim como o transporte em autocarros desde o local onde tem que se deixar o carro.

festival sukhothai
Festival Yi Peng e Loy Krathong – Sukhothai

Outro local que nos surpreendeu com uma festa espectacular, foi a cidade de Tak. Aqui fecham ao trânsito uma avenida de vários quilometros junto ao rio, existem áreas de comida, de artesanato de venda de roupa, desfiles, concursos de Krathongs, fogo de artificio de meia em meia hora e a probabilidade de verem turistas é muito baixa.

festival das lanternas tailândia
Beira rio – Cidade de Tak

Fomos para a Tak por acaso, quando em Sukothai não arranjamos alojamento para mais do que uma noite, com 3 meses de antecedência. Quando lá chegámos não havia nada de interessante para ver, mas percebia-se uma grande azáfama junto ao rio.

Quando chegou o fim da tarde o fogo de artifício começou e percebemos que havia festa. Yeahhh!

festival das lanternas
Cidade de Tak

Só não faziamos ideia do tamanho da festa!! Foi o local mais genuino onde estivemos a comemorar o Festival. Libertámos um passarinho, vimos milhares de Krahongs serem lançados ao rio e comemos os melhores camarões da nossa viagem. Foi muito, muito bom!

Viajar de forma responsável durante os festivais Loi Krathong e Yi Peng

Profundamente enraizado no Budismo, algumas pessoas acreditam que Yi Peng é originário da Índia com a lenda do pássaro que carrega velas que uma vez visitou o Buda e falou com ele sobre mérito. Prestar respeito ao Buda é considerado uma maneira de renascer na vida seguinte, para gozar de grande popularidade e pureza.

Embora estes dois festivais sejam incrivelmente bonitos, é importante ter atenção na forma como se participa.

O que sentimos, e vimos em Sukhothai, é que esta época festiva são dias em que as famílias se reunem, meditam e rezam por um ano com menos provações e mais sorte. Pendurar uma lanterna num templo, lançar outra pelo céu na lua cheia, libertar um pássaro ou um peixe, são atos de muito significado.

festival das lanternas tailândia
Sukhothai

No entanto, a melhor parte é estarem juntas, jantarem, fazerem Krathongs e deitarem-nos ao rio.

O governo da Tailândia mostra todos os anos aumentos alarmantes de poluição da água com Krathongs feitos de plástico ou materiais que não são naturais, que entopem os rios e matam os peixes. Centenas de incêndios acontecem em Chiang Mai devido a lanternas que são lançadas para árvores ou para templos cheios de decorações de papel, etc.

festival lanternas Chiang Mai
Chiang Mai

Conselhos:

  • Comprem ou façam o vosso Krathong (na rua juntam-se grupos de pessoas a construir o seu próprio) com materiais biodegradáveis, como o tronco de bananeira, pão seco, flores e frutos. Desta forma os peixes não saem também prejudicados.
  • Comprem UMA lanterna, se não resistirem, feita de bambu e papel de arroz, sem arames ou cartolinas. Nunca vão saber onde vai cair a lanterna, no norte da Tailândia existem imensas áreas verdes e zonas com animais.
  • Marquem hotel com antecedência, especialmente em Sukhothai, onde não existem tantas opções.
  • Divirtam-se, procurem saber mais sobre o significado destes dias de ambiente mágico, vão sentir-se muito bem devido à atmosfera feliz que a época transmite. É imperdível!
  • Não vão só a Chiang Mai.

Bons Passeios!

mosquito regras básicas de protecção
Mosquitos – Regras básicas de protecção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.