Num dia luminoso juntando a e vontade de fazer uma atividade que não envolva bicicletas, trotinetes, skates e outros brinquedos. Há dias, em que o pequeno pede: “Quero fazer um picnic!”. Os fins de semana nas zonas serranas do Algarve são conhecidos por muitas pessoas fazerem picnics no campo, e todos os parques de picnics estam cheios de gente. Não queremos isso. Uma boa opção é o Cerro da Cabeça.
Ok, hoje é o dia.
Para quem, não conhece é a zona de relevo mais oriental da Serra de Monte Figo. Serra esta, que também aloja o famoso Cerro de S. Miguel.
O Cerro da Cabeça é formado exclusivamente por rochas do Jurássico Superior, onde a água da chuva esculpiu um conjunto de fendas onde cresce a vegetação. Este local foi, em 2000, integrado na Lista de Sítios da rede Natura. É, também, um local conhecido por Espeleologia (exploração de grutas e cavernas), com mais de 30 cavernas inventariadas.
O melhor deste Cerro é o miradouro.
A vista é es-pec-ta-cu-lar!
Colocamos alguma comida num saco, toalha e manta de picnic na mochila. Colocamos o calçado de montanha e lá vamos nós!
O carro fica estacionado, a mais ou menos, 500 metros do miradouro. O terreno é a subir, mas a inclinação não é muito acentuada. O pequeno caminhante, faz o percurso todo pelo próprio pé (já o faz desde os 2,5 anos) ao ritmo dele, distraído com as borboletas, as pedras, as flores, lá vai caminhando.
Já mais perto do miradouro, começam as escadas. São 75 degraus. Mas fácil.
Ao chegarem ao miradouro, é obrigatório parar para observar esta vista. Num dia de boa visibilidade, vê-se toda a linha de costa desde Monte Gordo a Faro.
Escolham uma árvore com sombra e fiquem por ali a almoçar, brincar e tirar fotografias.
É realmente um miradouro lindissimo, com poucos visitantes e bom acesso.
Como lá chegar: A partir de Olhão e seguindo pela EN398 na direção de Quelfes e Moncarapacho. Em Moncarapacho, sair da localidade por leste, seguindo pela R. João Galvão e virando á esquerda em direção ao cerro que se avista a nordeste da povoação. Após 2km, virar á esquerda e estacionar aí.
Custo desta atividade: Zero.
Benefícios: ar puro, caminhada, observação da natureza, bom para fotografia e 3 horas de sesta do pequeno caminhante.
Bons passeios!