Dicas e Organização

Em forma para viajar?

Armados em blog de Fitness? Nada disso!

Estar na praia já há alguns dias, faz-nos pensar em muitas coisas, mas exercício físico não tem sido uma delas. Bem, a na verdade, ter um rapazinho de 3 anos muito energético e muitas atividades que podemos fazer grátis (surf, kite, canoagem, paddle, nadar), não nos deixa muita margem para a inércia física. Mas referimo-nos ao exercício regrado e adaptado à nossa condição, aulas de ginásio e corridas ao final da tarde.

Aqui em casa existem 2 condições físicas distintas: o pai não vive sem desporto, sem nunca ter entrado num ginásio na vida, tem uma saúde de ferro, nunca se cansa e é quem tem a melhor preparação física para aguentar uma viagem (já explicamos porquê). Depois temos a mãe Duarte, que passou por uma gravidez de risco, uma cesariana, um AVC e uma operação à cabeça num espaço de 2 anos… E depois temos o pequeno viajante: saudável e rijo como um Pêro! Estamos a 2 meses e meio de uma viagem para o Sri Lanka. Longa e exigente. E é este o cenário. Em mudança, mas é esta a imagem geral: o pai leva tudo às costas e a mãe vem a passo com o André pela mão, às vezes o pai ainda leva o André ao colo.

É necessário estar em forma para viajar? sim e “mais ou menos”.

Quem gosta de férias de resort All Inclusive, não precisa de grande preparação física. No entanto, para voos longos quanto mais saudável estiver a pessoa, melhor (ver aqui)

Mas quem gosta de percorrer trilhos, cidades, fazer atividades ao ar livre e ainda levar uma mochila com uma criança às costas. Convém estar minimamente preparado. Jetlag, muitas horas de voo, mudança na alimentação e outros fatores, complicam muito a vida de quem não está bem preparado.

Queremos fazer em viagem coisas que nos relembrem que estar vivo é maravilhoso, então, se só temos uma vida e um corpo, o melhor é rentabilizá-los ao máximo. O ideal é estar preparado para qualquer coisa, em qualquer sítio a qualquer hora! Bingo!

Rafting em Bali
Aula de surf com o maior Indonésio do Mundo!
Andar várias dezenas de km em Siem Riep

Se estão como está a mãe Duarte: cansada quando sobe 10 degraus, definitivamente, vai ser difícil aproveitar umas férias que envolvam esforço físico.

Mãos ao trabalho e deixar de desculpas:

-A perna esquerda não obedece como antigamente e o braço esquerdo não aguenta o mesmo peso. Adapta.

-Não tenho tempo. Vai antes de ir trabalhar.

-Odeio dietas. Substitui alimentos, por exemplo come pão integral em vez de pão branco.

-Cada vez que vou ao ginásio dói-me o corpo todo. É falta de ir mais vezes.

-Não gosto de ginásios. Vai andar a pé e ainda poupas uns euros.

-Cansa muito. Pois cansa, mas cada dia que fazes exercício vai custando menos.

-Não tenho motivação. Tens pois! Ficar aqui 1 semana sem mexer um dedo:

Lindo não é?

Daqui a 2 meses logo vos contamos os progressos. Se houver progressos…

Bons passeios!

Posts relacionados:

As crianças não se vão lembrar de nada!

5 motivos para viajar em família

Dicas como melhorar o sono nas férias