Roteiros

Jericoacoara – Principais atracões para visitar no paraíso do Ceará

No último post, contamos como Jericoacoara se tornou num destino internacional por acaso:

E hoje queremos mostrar tudo que há para ver no paraíso do Ceará.

Principais atracões para visitar em Jericoacoara

A vila vive muito do Sol e Praia, assim como dos desportos náuticos. Mas tem lugares que todos os viajantes aproveitam para preencher as férias, enriquecer a sua estadia, e ainda voltar a tempo de subir a duna do pôr do sol.

Para os praticantes de windsurf e de kitesurf, todos os dias são dias felizes, e a estadia sempre curta.

Destacamos em Jericoacoara:

Famosa Pedra Furada

jericoacoara pedra furada

A Pedra Furada apresenta-se como uma atração em todos os guias e panfletos que encontramos. Para algarvios habituados a rochas na praia, não será assim de grande deslumbre, mas o percurso até lá sim, vale a pena com um mergulho no final.

Para fazer a caminhada, de 30 minutos, para a direita da vila necessitam da maré baixa, caso contrário só lá chegam de buggy ou a cavalo (lembram do artigo anterior?). Com a maré alta o caminho é pelo Morro do Serrote. De manhã o sol incide na dita pedra, e de tarde, está à sombra.

Para quem leva crianças, o melhor é ir de buggy, a caminhada é fácil, mas descer e subir a escarpa já é outra história.

Praia da Vila de Jeri, para quem não quer andar muito

jericoacoara praia da vila

Em frente à vila há uma praia, cuja extensão de areia varia muito conforme a maré. No lado esquerdo é mais parada e no lado direito tem alguma ondulação e muitoooooos praticantes de windsurf, cuidado.

A temperatura média da água do mar nesta zona do Brasil, é de 27 graus, que dá direito a muitas horas de molho, e a muita insistência para conseguir levar as crianças para areia seca.

Não existem sombrinhas de praia particulares, só sombrinhas para alugar com as espreguiçadeiras de madeira e respectivos colchões. Os donos das concessões também vendem bebidas e comida que vão buscar aos restaurantes. Levem dinheiro, não há pagamentos com cartão.

Lagoa de Jijoca, as redes dentro de água são o ponto forte

lagoa do paraíso jericoacoara

A Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso são na realidade apenas uma lagoa de água doce. No fim do ano com o aproximar da estação alta, a Lagoa de Jijoca começa a secar, e divide-se dando origem a estas duas lagoas.

A Lagoa Azul (perto da vila do Preá) chega mesmo a secar completamente, mas a Lagoa do Paraíso mantém a água e a areia branquíssima que ilumina os postais turísticos, fotos de redes sociais e milhares de Instagram pelo mundo fora.

Para aceder à Lagoa do Paraíso é preciso entrar pelo Alchymist Beach Club, e pagar. Trata-se de um clube de praia, com boas infraestruturas, balneário, restaurante, wi-fi, serviço de mesa, etc, mas é muito turístico, fica o aviso. Há música ambiente estilo Ibiza, que se ouve em toda a área.

Enquanto estivemos em Jeri, não encontramos forma de chegar à lagoa, sem ser por este acesso. No entanto há uma pousada para quem quer pernoitar, ou comer, no local fora do clima beach party: a Pousada do Paulo.

Para chegar às lagoas é necessário ir de buggy. O passeio é pelo meio do mato , sempre em areia macia.

Praia do Preá, e tudo o vento levou

jericoacoara praia do preá

A vila do Preá tem muito menos turistas que Jericoacoara. Muitos habitantes de Jeri, moram em Preá onde o preço das casas e da gasolina são mais acessíveis.

A vila tem alguns hotéis e restaurantes de peixe e marisco, mas o principal atrativo é o vento. O vento que faz areia bater nas pernas e impossibilita os visitantes de estar a apanhar banhos de sol tranquilos. O hotéis e pousadas estão preparados para dar conforto a quem se incomoda com a forte “brisa”, com piscinas protegidas e panos perto das espreguiçadeiras, mas quem aqui fica, não se incomoda com o vento, pelo contrário: quanto mais melhor!

 

Duna Pôr-do-Sol, para relembrar que aconteça o que acontecer, o dia pode acabar em muita beleza

jericoacoara duna pôr do sol

Todos os dias vão assistir a este ritual: cerca das 17 horas, viajantes e muitos habitantes locais deixam o que estão a fazer para ir em direção a esta duna, que se situa no lado esquerdo da praia da vila de Jericoacoara.

Não são dezenas, são centenas de pessoas que se alinham na duna e na praia para assistir ao pôr-do-sol e bater palmas no final. Alguns descem em sandboard e outros em “esquibunda”, conforme o número de caipirinhas da tarde.

No alto da duna a paisagem é magnifica: a vila de Jeri, o sol a descer na água, e nas nossas costas um deserto. É pôr do sol que fica na memória, para sempre.

Arvore da Preguiça, tudo o vento levou parte 2

jericjericoacoara principais atrações

A Árvore da Preguiça é uma árvore que se mantém viva e isolada no meio da areia do Parque nacional de Jericoacoara, no caminho entre a vila de Jeri e a vila de Preá.

A árvore devido aos fortes ventos está deitada, a parecer que se arrasta pela areia, e daí vem o seu nome. Mantém-se verde devido a algumas poças de água que ficam por ali, algum tempo após a época das chuvas.

É uma árvore preservada por ser rara naquela zona costeira inóspita e, simplesmente por estar torta, ficou uma atracão turística. Não vale a pena ir lá de propósito, mas no regresso de Preá, peçam ao condutor do buggy para passar por ela.

jericjericoacoara principais atrações
Jericoareia, Leo WhatsApp: 0055 88 97392675

Jericoacoara tem um pequeno posto de atendimento médico, e uma farmácia, mas nunca é de mais relembrar que um seguro de viagem é essencial, assim como proteção para os mosquitos, especialmente se forem adeptos de aventura, passeios no mato e desportos náuticos.

jericoacoara
Porquê fazer um Seguro de Viagem?
mosquito regras básicas de protecção
Mosquitos, como se proteger em ambientes tropicais

Bons Passeios!

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *