Porquê viajar com as crianças?

Yoga Benefícios em Viagem – Viajar com crianças

Yoga benefícios em Viagem. É sabido, hoje em dia, todos os benefícios que o yoga traz para o corpo e para a mente. E no que toca às as crianças, não é muito diferente.

São inúmeras as vantagens da prática de yoga, aqui ficam as principais:

Com esta prática é possível que a criança obtenha padrões respiratórios mais saudáveis (adquiridos através dos pranayamas), e desenvolva um corpo forte e saudável (através das posturas- ásanas).

Consequentemente a prática ajuda a aumentar a capacidade de assimilar novos conhecimentos, desenvolve a concentração e o relaxamento, ajuda a equilibrar o sistema nervoso e endócrino e a fortalecer o sistema imunitário.

Sri Lanka – Roteiro

Nas aulas de Yoga para crianças os jogos não são competitivos, contam-se histórias, canta-se, e desta forma, cultivamos alguns dos princípios do Yoga como a amizade, a não-violência, a solidariedade e o respeito (por nós próprios, pelo outro, pelos animais e pela Natureza).
Transportar alguns destes ensinamentos da sala de aula, para uma viagem, pode parecer desafiante, mas é muito mais fácil do que parece. Mesmo quando os pais não praticam yoga.

As respirações conscientes permitem que se torne mais fácil lidar com o stress ou com os imprevistos, como por exemplo um atraso nos transportes, ou a meteorologia não estar a favor de uma atividade.

yoga benefícios
Ruínas Pollonaruwa Sri Lanka – Tesouro trazido à luz do dia

Ser capaz de lidar com situações que são desconhecidas, acreditando que tudo se irá resolver pelo melhor, sem desesperar, ajuda a que o percurso possa ser mais agradável para todos. E isto é gestão das emoções, algo que também é trabalhado nas aulas.

E quem diria que o facto de estar tanto tempo sentados quando fazemos viagens grandes de avião até dá para treinar a postura de lótus? (ou pernas à chinês como é comum dizer-se nas escolas). Esta posição ajuda a manter a concentração, a melhorar a postura, fortalecendo a coluna, os joelhos e os tornozelos. Tudo bons motivos!

yoga benefícios
Importância das experiências multiculturais na vida das crianças

E porque Yoga não é só físico, nem fisiológico, é também um estilo de vida. Acreditamos que uma criança que tenha contacto com esta prática aceite bem as diferenças culturais, mostre interesse pela diferença, respeito pelo meio envolvente, mesmo não sendo o local onde vive. E isso é criarmos crianças felizes, saudáveis, conscientes…da sua beleza interior, de como o Mundo é belo e de como é bom viver e passear. Pelo nosso Mundo interior e pelo Mundo fora.

Rita Cavaco – Professora de Yoga e Meditação para bebés e crianças – Sunshine Yoga Baby & Kids

Bons Passeios!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *